Índia deverá comprar 24 caças Mirage 2000 usados. A Força Aérea Indiana (IAF) está realizando uma atualização de meia-vida na sua frota de caças Dassault Aviation Mirage 2000. O jornal Hindustan Time informou em 17 de setembro, que o país está comprando 24 aeronaves usadas, que servirão como fonte fornecedora de componentes necessários para o complemento da revisão dos caças operacionais.
De acordo com a reportagem do jornal indiano, a IAF assinou um contrato de €27 milhões com um fornecedor não informado, com objetivo de comprar 24 caças Mirage 2000 usados, sendo oito em condições de voo. A um preço estimado de €1,1 milhão por célula, elas chegarão ao país desmontados em contêineres, e servirão como fonte de cerca de 300 componentes e peças, para manter ativos os atuais esquadrões de Mirage 2000.
O lote de 24 caças deverá ser composto por 13 células em perfeitas condições, com motor e fuselagem intactos, sendo que oito deles estarão em condições de voo, necessitando apenas da montagem. Os 11 Mirage 2000 restantes estão parcialmente completos, e os seus componentes, como os tanques de combustível e assentos ejetáveis, por exemplo, serão repassados para os caças operacionais da frota.
A partir de 1985, o Governo Indiano adquiriu cerca de 50 caças Mirage 2000 C/B de quarta geração, juntamente com um contrato de manutenção da fabricante Dassault Aviation, que expirou em 2005, tendo sido renovado em 2015-2016. Até o governo de Narendra Modi decidir pela compra dos novos caças de 4,5 geração Dassault Rafale, os Mirage 2000 compunham a primeira linha de defesa aérea indiana, posição que ocupava desde a guerra de Kargil, em 1999.
Esta compra destaca a importância de transferir peças de reposição e cadeias de suprimentos de motores para a Índia, já que os caças no exterior atingem a obsolescência muito mais rápido do que na Índia, conforme o Hindustan Times.
A campanha de “Aatmanirbhar Bharat” (“Índia autossuficiente” em hindu) instituída por Modi, deve garantir que a produção dos caças Rafale e das suas peças de reposição, sejam fabricadas no país, para que não haja escassez de componentes até o momento da desativação dessas aeronaves. (Fonte: Hindustan Times).
Nota: Conforme Scramble Magazine, atualmente a IAF possui uma frota com cerca de 52 caças Mirage 2000H/TH, operados pela Ala 40, da Base Aérea Maharajpur (VIGR), e distribuídos em três esquadrões: 1º Sq “Tigers”, 7º Sq “Battle Axes” e 9º Sq “Wolfpack”.
@FFO