Índia desenvolverá sistema de rastreamento e busca por infravermelho. A Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e a Bharat Electronics Limited (BEL) assinaram um contrato para o desenvolvimento e produção conjunta de um novo sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST).
Em um comunicado divulgado em 26 de abril, a HAL disse que o sistema IRST de banda dupla de longo alcance será implantado no caça multifuncional Sukhoi Su-30 MK1 da Força Aérea Indiana (IAF). A empresa acrescentou que o desenvolvimento do sistema estará sob o procedimento MAKE-II do Defense Acquisition Procedure (DAP) 2020.
A fabricante indiana informou que uma das condições do IRST proposto, é que ele seja tecnicamente competitivo com os sistemas similares existentes no mercado mundial. “O sistema deve ter recursos de câmera diurna, infravermelho e sensores laser para rastreamento e localização de alvos ar-ar e ar-solo”, disse a HAL no comunicado.
O Ministério da Defesa da Índia (MoD), em 2016, já havia buscado o desenvolvimento local de um sistema IRST, sob o Procedimento de Aquisição de Defesa (DPP). No edital publicado para manifestação de interesse (EOI) do projeto, foi citado que as aeronaves Su-30 MKI da IAF estavam equipadas com antigos sensores localizadores ópticos (OLS).
“Existe a necessidade de substituir o antigo sistema, por um moderno e de última geração, com melhor capacidade operacional, manutenção e confiabilidade aprimorada. O desenvolvimento local desses sistemas garantirá a confiança nos sensores eletro-ópticos/infravermelhos (EO/IR)”, disse o MoD na época.
Fonte: Janes Defense
@FFO