Índia confirma a compra de 56 C295. Conforme havíamos antecipado aqui, o governo da Índia e a Airbus confirmaram em 24 de setembro a formalização da compra de 56 aeronaves C295M que irão substituir a frota de bimotores Hawker Siddeley HS-748 Avro em serviço de 1961 na Indian Air Force (IAF). Será o primeiro programa aeroespacial ‘Make in India’ desenvolvido no setor privado, envolvendo um desenvolvimento industrial completo, que vai da fabricação à montagem, dos testes e qualificação, até a entrega e manutenção completa de todo o ciclo de vida da aeronave.
A compra dos 56 C295MW irá custar quase US$ 3 bilhões, faz parte do projeto “Make in India” do governo, busca modernizar e valorizar a indústria indiana. O contrato prevê a entrega de 16 aeronaves em condições de voo fabricadas na planta da Airbus Defense & Space de Sevilha, Espanha em 48 meses após a assinatura do contrato. As demais 40 aeronaves restantes serão fabricadas na Índia, pelo Consórcio privado TATA Advanced Systems (TASL), em um prazo de até 10 anos da data da assinatura do contrato. Todos os C295 da IAF serão entregues na configuração de transporte e equipados com uma suíte de guerra eletrônica desenvolvida localmente.
“Este contrato apoiará o desenvolvimento do ecossistema aeroespacial da Índia, trazendo investimento e 15.000 empregos diretos qualificados e 10.000 posições indiretas nos próximos 10 anos ”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
“Este é um momento de orgulho para a Tatas e um marco para o ecossistema de manufatura militar da Índia. Pela primeira vez, uma empresa privada indiana estará fabricando totalmente uma aeronave na Índia. Este esforço demonstra as capacidades da Tata Advanced Systems como fabricante de defesa para construir plataformas complexas globalmente competitivas na Índia”, disse Sukaran Singh, diretor diretor executivo da Tata Advanced Systems Limited.
IAF será ser o 35 operador do C295, que com esta encomenda passa a ter 278 encomendas firmes, com 189 unidades entregues.
@CAS