Índia compra 15 helicópteros de ataque HAL LCH. O Comitê do Gabinete de Segurança da Índia (CCS) aprovou a aquisição de 15 Helicópteros Leves de Combate (LCH) para as Forças Armadas do país. Serão cinco unidades para o Exército Indiano e dez para a Força Aérea Indiana.
A aeronave será fabricada pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL), sob um regime de produção em série limitada, a um custo de INR 38,87 bilhões (US$ 513,8 milhões). O Ministério da Defesa da Índia (MoD) acrescentou em comunicado à imprensa que um adicional de INR 3,77 bilhões foi aprovado para obras de infraestrutura.
A HAL disse que a variante de produção em série limitada terá um conteúdo de componentes locais de 45%, enquanto a produção em série regular deverá aumentar esse conteúdo para 55%.
Desenvolvido e produzido pela Hindustan, o LCH é um helicóptero de combate da classe de 5,5 toneladas, de alta manobrabilidade, alcance estendido, excelente desempenho em alta altitude. Sua performance foi aprimorada em uma extensa campanha de voos de testes nas bases de alta altitude que as Forças Armadas indianas mantém nas montanhas do Himalaia. O LCH pode realizar missões de busca e resgate em combate (CSAR), destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD), operações de contra-insurgência (CI), combate contra aeronaves de baixa performance, como drones, entre outras. O voo inaugural do primeiro protótipo do LCH ocorreu em 29 de março de 2010.
@FFO