

Índia avalia produção local do caça russo de quinta geração Su-57. A Índia e a Rússia estão avaliando o investimento necessário para produzir o caça Su-57 de quinta geração nas instalações da Hindustan Aeronautics Limited (HAL). Este seria um dos projetos conjuntos de defesa mais ambiciosos entre as duas nações.
De acordo com fontes locais ouvidas pela agência de notícias indiana ANI, a Força Aérea Indiana (IAF) estaria precisando ativar entre dois e três novos esquadrões com modernas aeronaves de quinta geração. Os candidatos seriam o russo Su-57 (designação OTAN “Felon”) e o americano F-35 Lightnining II.
A HAL, uma velha parceira da indústria de aeronaves russas, produziu sob licença na fábrica em Nashik os caças Su-30MKI para a IAF e essa instalação poderia ser usada para produzir o Su-57. Agências russas atualmente estão conduzindo estudos para determinar o nível de investimento necessário para o programa.
Uma fonte do Ministério da Defesa indiano disse à ANI que algumas empresas nacionais já fabricam componentes para o Su-30MKI e poderiam dar suporte na produção do Su-57. Dmitry Shugayev, Diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia, confirmou que a possibilidade de produção licenciada na Índia sob um acordo de cooperação bilateral.
O Su-57 Felon é o principal caça furtivo da Rússia, desenvolvido para competir com as plataformas ocidentais como o F-35 e o F-22 dos EUA. Apresentando design de baixa visibilidade, aviônicos avançados e capacidade de cruzeiro supersônico. A aeronave tem sido produzida para a Força Aérea Russa e ainda não conquistou nenhum cliente internacional.
Para a Índia, a participação na produção do Su-57 pode representar uma grande expansão do seu setor aeroespacial nacional, especialmente para a iniciativa governamental “Make in India”, que promove a fabricação local de sistemas de defesa avançados.
As discussões também revivem o programa anterior de Aeronaves de Caça de Quinta Geração (FGFA), um projeto conjunto entre Moscou e Nova Déli que foi abandonado há vários anos após divergências sobre custo e transferência de tecnologia. As negociações atuais sugerem um interesse renovado da Índia em lançar aeronaves furtivas para enfrentar desafios de segurança de longo prazo.
A IAF tem buscado modernizar sua envelhecida frota para fazer frente à desafios crescentes de rivais regionais. A produção local do Su-57 pode dar ao país acesso a uma capacidade de última geração sem depender inteiramente de cadeias de suprimentos estrangeiras.
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