Índia assume treinamento dos seus pilotos de Rafale. A Força Aérea Indiana (IAF) iniciou o programa de treinamento local dos seus pilotos no Rafale. Os treinamentos dos militares indianos na França foi encerrado no ano passado, com a formatura da terceira – e última – turma de pilotos e técnicos de manutenção.
O programa de treinamento inicial na França, capacitou equipes da Força Aérea Indiana dos dois primeiros esquadrões Rafale. A partir de agora, o treinamento na Índia segue o fluxo natural para formação de novos pilotos e técnicos e reposição de pessoal, além de preparar as equipes atuais para operar o novo padrão do Rafale, após a atualização planejada, observou o Comandante-Chefe da IAF, RKS Bhadauria.
Um pacote de aprimoramentos foi desenvolvido especificamente para o IAF Rafale, incluindo uma compatibilidade aprimorada de comunicação por satélite, novos bloqueadores de banda baixa e capacidades de armas isoladas, destinadas para missões de ataque à alvos na Região Autônoma do Tibete.
A Dassault Aviation já entregou 30 caças Rafale para a Índia, e mais três deveriam chegar no país entre 07 e 08 de dezembro. Conforme o contrato, os três últimos deveriam chegar na Índia em abril de 2022, mas deverão ser entregues ainda neste mês de janeiro.
A última aeronave a ser entregue para a IAF será o RB008 (biplace), que receberá todos os aprimoramentos específicos, e servirá como protótipo para a atualização do restante da frota, que será realizada na Estação da Força Aérea em Ambala, sede do 17 Squadron “Golden Arrows”.
Além do 17 Sq, os Rafale compõem o 101 Squadron “Falcons”, sediados em Hashimara, pertencente à 16 Wing do Eastern Air Command (EAC).
Fonte: Times Aerospace
@FFO