Índia assina a maior compra de helicópteros militares da sua história. A Hindustan Aeronautics Limited (HAL), fabricante de aeronaves indiana, recebeu um pedido bilionário para fornecer 156 Helicópteros Leves de Combate (LCH) Prachanda ao Ministério da Defesa da Índia, no maior contrato de compra de helicópteros militares do país.
Estimado em US$ 7,2 bilhões, o contrato foi sancionado na sexta-feira (28/03) pelo Comitê de Segurança do Gabinete (CCS) e envolve o fornecimento de 90 LCH “Prachanda” para o Comando de Aviação do Exército Indiano e 66 aeronaves para a Força Aérea Indiana (IAF).
“Este é o maior pedido recebido pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL) até hoje, e os helicópteros serão construídos nas suas fábricas de Bengaluru, Tumkur em Karnataka”, disseram autoridades de defesa à agência de notícias ANI.
Desenvolvido e produzido localmente pela HAL, o LCH Prachanda (“Feroz” no idioma bengali) é um helicóptero de combate da classe de 5,5 toneladas, de alta manobrabilidade, alcance estendido (cerca de 500 km), excelente desempenho em altas altitudes (acima de 5 mil metros ou 16 mil pés). Sua performance foi aprimorada em uma extensa campanha de voos de testes nas bases de alta altitude que as Forças Armadas indianas mantém nas montanhas do Himalaia.
O LCH pode realizar missões de busca e resgate em combate (CSAR), destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD), operações de contra-insurgência (CI), combate contra aeronaves de baixa performance, como drones, entre outras. Para isso ele está equipado com um canhão Nexter M621 de 20mm, além de poder carregar mísseis ar-ar MBDA Mistral-2, ar-solo antitanque “Dhruvastra” e foguetes de 70mm.
As entregas deste grande pedido começarão em 2028 e se estenderão por cinco anos. A aquisição apoia a iniciativa de autossuficiência de defesa da Índia, com planos de aumentar o conteúdo nacional nos helicópteros de 45% para mais de 65%. O programa envolve mais de 250 empresas nacionais e deverá gerar mais de 8.500 empregos diretos e indiretos.
@FFO