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Índia arrenda KC-135 da Metrea e A330 MRTT da França para suprir carência REVO

1 de abril de 2025
Índia arrenda KC-135 da Metrea e A330 MRTT da França para suprir carência REVO. Um dos KC-135 da Metrea (Foto: Metrea).
Índia arrenda KC-135 da Metrea e A330 MRTT da França para suprir carência REVO. Um dos KC-135 da Metrea (Foto: Metrea).

Índia arrenda KC-135 da Metrea e A330 MRTT da França para suprir carência REVO. O Ministério de Defesa da Índia e a Metrea Management, empresa privada americana prestadora de serviços militares, assinaram um contrato emergencial de um ano envolvendo o fornecimento de serviços de reabastecimento em voo (REVO) para treinamento dos pilotos de caça da Força Aérea Indiana (IAF) e da Marinha Indiana (IN).

Autoridades indianas e da Metrea assinam acordo de arrendamento emergencial do KC-135  (Foto: MD Índia).
Autoridades indianas e da Metrea assinam acordo de arrendamento emergencial do KC-135 (Foto: MD Índia).

Assinado em 28 de março e previsto para iniciar em até seis meses, o contrato é do tipo “wetleasing”, ou seja, inclui o arrendamento da aeronave, tripulação técnica e manutenção. A Metrea enviará para a Índia um KC-135R para atender as operações de treinamento REVO dos pilotos de combate indianos, uma vez que os aviões-tanque de origem russa Ilyushin Il-78MKI da IAF não estão atendendo a demanda interna.

A IAF busca um futuro substituto REVO para seus envelhecidos Il-78 (Foto: IAF).
A IAF busca um futuro substituto REVO para seus envelhecidos Il-78 (Foto: IAF).

Com mais de 20 anos de serviços, a frota de Il-78MKI indiana há muito tempo sofre com baixa disponibilidade e problemas de manutenção, especialmente pela dificuldade de importar peças de reposição e componentes. Um estudo mostrou que entre 2010 e 2016 a taxa de disponibilidade da frota caiu para 49%, muito abaixo da meta de 70% desejada pela IAF.

Como ficaria o Airbus A330MRTT com a pintura da IAF (Imagem artificial: FlightSim.to).

No mesmo da assinatura do documento com a Metrea, o Ministério da Defesa também anunciou que arrendará por um período de três anos uma aeronave-tanque Airbus A330 MRTT da Força Aérea Francesa. Este contrato também será do tipo “wetleasing” e terá como objetivo secundário fornecer treinamento inicial para os militares da IAF no A330MRTT, a aeronave preferida para reequipar futuramente a frota REVO da Índia. O acordo deve ser formalizado nos próximos meses.

A opção pelo Airbus A330MRTT é uma opção natural para os indianos, principalmente depois que o país comprou os caças franceses Dassault Rafale. O voo de translado dessas aeronaves entre a França e a Índia foi apoiado REVO de um A330 MRTTs da Armée de l´Air Francesa e outro da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos.

Os seis Il-78 da IAF estão com disponibilidade abaixo de 50% (Foto: IAF).
Os seis Il-78 da IAF estão com disponibilidade abaixo de 50% (Foto: IAF).

Embora os desejos da IAF sejam claros, eles devem ser submetidos às regras legais da concorrência internacional onde todas as propostas à mesa deverão ser analisadas. Estão de olho neste certame a Airbus (A330 MRTT), a Boeing (KC-46A) e, até mesmo a russa Ilyushin (IL-78).

Embora o aluguel de dois aviões-tanque não consiga suprir completamente todas as tarefas operacionais, eles irão, no mínimo, aliviar o fardo sobre os seis desgastados Il-78 da IAF. Com uma enorme área territorial, uma força aérea crescente, um cronograma de treinamento exigente e deslocamentos para o exterior, os requisitos por REVO na Índia serão cada vez maiores.

Dois Su-30MKI da Índia revoam com A330 MRTT da OTAN (Foto: IAF).

Os Il-78 da IAF dão suporte às frotas combinadas de caças da Força Aérea e da Marinha, que somam algumas centenas de aeronaves de vários tipos, incluindo Rafale, Su-30MKI, MiG-29, Tejas, Jaguar, Mirage 2000 e as aeronaves de alerta aéreo antecipado Embraer R-99 NETRA.

Equipados com o sistema de lança (boom), tanto o KC-135 da Metrea quanto o A330MRTT da França poderão realizar o inédito REVO com os Boeing P-8I Poseidon de patrulha marítima da Índia. Esta é uma necessidade estratégica para o país devido à ameaça de pirataria no Oceano Índico, bem como à necessidade de monitorar as crescentes atividades navais da China na região.

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