• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Índia aprova conversão de seis Airbus A321 civis em plataformas militares AEW&C

22 de agosto de 2025
Índia aprova conversão de seis Airbus A321 civis em plataformas militares AEW&C. Foto: @Kunal_Biswas707.
Índia aprova conversão de seis Airbus A321 civis em plataformas militares AEW&C. Foto: @Kunal_Biswas707.

Índia aprova conversão de seis Airbus A321 civis em plataformas militares AEW&C. O Gabinete do Comitê de Segurança da Índia (CCS) aprovou recentemente o contrato para a conversão de seis Airbus A321 comprados da Air Índia em plataformas militares de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), designada localmente como Netra Mk2.

Avaliado em US$ 2,2 bilhões, o contrato AEW&C/Netra Mk2 envolve a instalação de radares de varredura eletrônica ativa (AESA), a integração de sistemas de inteligência eletrônica e sinais nos seis Airbus A321 comprados da companhia aérea Air India em 2022.

As aeronaves compradas foram: VT-PPA (c/n 3130); VT-PPB (c/n 3146); VT-PPD (c/n 3212); VT-PPE (c/n 3326); VT-PPF (c/n 3340); VT-PPN (c/n 3955). Com pintura básica da Air Índia e títulos da Força Aérea Indiana (IAF), eles estão armazenados na Base Aérea de Hindon, em Uttar Pradesh. Alguns deles estão sendo utilizados em voos de treinamento. Além disso, um Airbus A319 (ex-VT-SCO) foi adquirido também da Air India em 2021 para conversão de pilotos da IAF.

Os seis A321 passarão por grandes modificações estruturais para suportar o radar e os sistemas AEW&C. Fonte: DRDO.
Os seis A321 passarão por grandes modificações estruturais para suportar o radar e os sistemas AEW&C. Fonte: DRDO.

Espera-se que os A321 sejam enviados para uma instalação da Airbus na França ou Espanha para modificações estruturais. Isto inclui a desmontagem dos interiores comerciais, o reforço da fuselagem, a instalação da antena de radar dorsal, unidades de energia auxiliar, aviônicos militares, consoles de operação de missão, entre outras alterações. A fuselagem será reforçada para suportar o peso do radar e do conjunto de sensores AESA, enquanto os aviônicos serão adaptados às especificações militares.

Se as negociações forem concluídas até o final de 2025, a conversão estrutural da primeira aeronave deverá levar cerca de dois anos, com entrega à Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) por volta de 2027.

O DRDO será responsável por integrar os sistemas de radar e suítes de missão e os testes de desenvolvimento estão previstos para começar em 2029. A entrada em operação completa da primeira plataforma A321 Netra Mk2 está prevista para por volta de 2030, com entregas finais entre 2033 e 2034.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login