

Índia aposenta seus últimos MiG-21 após 62 anos. A Força Aérea Indiana (IAF) aposentou oficialmente nesta sexta-feira (26/09) os seus últimos supersônicos de origem soviética MiG-21(designação OTAN “Fishbed”). Foram mais de 800 aeronaves operadas ao longo de mais de seis décadas.

Uma cerimônia de despedida foi realizada na Base Aérea de Chandigarh, sede do 23º Esquadrão “Panthers”, a última unidade da IAF operando os supersônicos MiG-21 “Bison” (designação local). Sob os olhares de autoridades civis e militares, incluindo o ministro da Defesa, Rajnath Singh, e de veteranos que voaram o caça, o evento contou com diversas apresentações em voo, incluindo as últimas evoluções dos Bisons.

Com a chegada dos primeiros MiG-21 em 1963, a IAF entrou na era dos caças supersônicos. Por sua capacidade multifuncional de superioridade aérea e ataque ao solo, com o passar do tempo os “Fishbeds” da IAF formaram a primeira linha da defesa aérea nacional. Eles comprovaram essa capacidade participando ativamente de inúmeros conflitos, incluindo a guerra com o Paquistão em 1971, quando foram decisivos para a vitória indiana.

Ao longo das seis décadas, a IAF voou inúmeras variantes do MiG-21. A atualização mais significativa do caça foi o programa local “MiG-21 Bison” realizado no início dos anos 2000, p qual estendeu a vida útil do jato e introduziu novos radares, aviônicos e armas, mantendo a plataforma atualizada para as próximas décadas.

Apesar da importância histórica, o MiG-21 acumulou problemas. Conhecido por sua simplicidade e robustez, o tempo cobrou o preço e o envelhecido jato sofreu inúmeros acidentes fatais causados pelos mais diversos problemas técnicos. Nesses mais de 60 anos na IAF foram registrados o impressionante número de quase 500 acidentes e mais de 170 pilotos de MiG-21 mortos.

Entre 1963 e 2025, 28 Esquadrões de Caça e quatro Esquadrões de Treinamento operaram os Fishbeds na Força Aérea Indiana. A Unidade mais longeva foi o 4º Esquadrão de Caça “Orials” que operou o MiG-21 por 58 anos (1966-2023).

Por questões internas envolvendo política e orçamento, há anos a IAF vinha adiando a aposentadoria dos MiG-21. Agora os antigos supersônicos soviéticos estão sendo substituídos por novos caças LCA Tejas produzidos localmente e pelos franceses Dassault Rafale.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO