Em 13 de janeiro, o Comitê do Gabinete de Segurança da Índia (CCS), chefiado pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi, anunciou a assinatura de um contrato para a aquisição de 83 aeronaves de combate HAL Mk-1A Tejas (LCA) para a Força Aérea Indiana (IAF). O contrato no valor de US$ 6,24 bilhões, envolve 73 caças monoplace e 10 treinadores biplaces.
Além da aquisição das aeronaves, o Gabinete também aprovou a construção de infraestruturas de apoio e hangares em diversas bases aéreas, para os serviços de manutenção e armazenamento dos novos aviões, de forma a ampliar a disponibilidade e prontidão operacional da frota.
O Tejas é fruto do programa local Light Combat Aircraft (LCA) que possui inúmeras variantes propostas, desde o atual Tejas Mk.1, e as versões em desenvolvimento pela HAL, como o Tejas Trainer (biplce), Tejas Mk.1 Naval, Tejas Naval Trainer, além do Tejas Mk.2, uma versão de combate de médio porte.
O Light Combat Aircraft (LCA) Mk-1A versão de combate de 4+ projetada, desenvolvida e fabricada pela indústria indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL). A aeronave desenvolvida para atender os requisitos operacionais da IAF, está equipada com modernos sistemas como radar Active Eletronicically Scanned Array (AESA), capacidade para mísseis Beyond Visual Range (BVR), suite de Electronic Warfare (EW) e sistema para reabastecimento em voo.
A versão Mk-1A possui cerca de 50% de equipamentos produzidos na Índia, e este número deverá subir para 60% ao final do programa, demonstrando que a Índia está continuamente ampliando a sua capacidade de desenvolvimento de equipamentos na área de defesa.
@FFO