India adia a compra de MQ-9 Predator. O Governo da Índia colocou seu plano de adquirir 30 Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) americanos fabricados pela General Atomics MQ-9 Predator em segundo plano. O adiamento é devido ao seu foco no desenvolvimento e fabricação de UCAVs nacionais e, também, pelo preço proibitivo – na visão dos indianos do negócio.
O Pentágono foi informado da decisão. Embora o governo de Nova Deli tenha proibido em 9 de fevereiro a importação de drones, a aquisição de veículos aéreos não tripulados para fins de defesa e segurança estaria isenta, mas ainda exigiria autorizações especiais e específicas. “A partir de agora, o acordo com o Predator está por hora desfeito”, disse um alto funcionário do Ministério da Defesa. Não significa que não possa ser retomado no futuro.
A Índia informou em março de 2021 que, por um contrato de US$3 bilhões, iria adquirir 30 drones de combate General Atomics MQ-9B Predator. A atual frota de drones indianos possuem apenas a capacidade para missões de vigilância e reconhecimento. Porém o mudança de ideia vem em parte que o valor poderia ser investido em um projeto nacional.
@CAS