• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Índia abre seu projeto do caça furtivo HAL AMCA para parceiros privados locais

15 de fevereiro de 2023
Índia abre seu projeto do caça furtivo HAL AMCA para parceiros privados locais (Foto: HAL).
Índia abre seu projeto do caça furtivo HAL AMCA para parceiros privados locais (Foto: HAL).

Índia abre seu projeto do caça furtivo HAL AMCA para parceiros privados locais. A Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA) do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) busca parceiros e investidores privados locais de tecnologia para acelerar o desenvolvimento da sua futura Aeronave de Combate Avançada de Porte Médio AMCA (Advanced Medium Combat Aircraft).

A agência estatal indiana sediada em Bengalore, abriu as suas portas para a iniciativa privada, para se unir aos esforços de desenvolvimento do Programa AMCA, liderado pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL). Com o futuro caça multirole furtivo bimotor de quinta geração, a Índia espera entrar no seleto grupo de países com jatos de capacidade “super-cruzeiro” ao lado dos Estados Unidos, Rússia e China.

O jato está em estágio avançado de desenvolvimento, com a revisão crítica do projeto concluída, e aguarda aprovação orçamentária do Gabinete do Comitê de Segurança (CCS) para fabricar os primeiros protótipos. Para manter o programa sem problemas, a ADA abriu o projeto para participação de “players” privados no desenvolvimento do futuro caça.

“Para acelerar o desenvolvimento e a produção do AMCA, a ADA está procurando interação com empresas em potencial que estejam dispostas a participar como parceiras de tecnologia e investimento na produção do futuro caça”, declarou a ADA, ressaltando que foram convidadas apenas empresas indianas.

Em 2009, o governo indiano aprovou orçamento para o início dos estudos de viabilidade para projetar um futuro caça avançado no país. Estima-se que após a aprovação do orçamento pelo CCS, serão necessários pelo menos quatro anos para fabricar a primeira aeronave. A ADA tem um cronograma de 10 anos para produzir e testar os cinco primeiros protótipos.

Falando ao Parlamento indiano, o Ministro de Defesa, Ajay Bhatt, disse que, devido a algumas características muito especiais, os caças de quinta geração são mais caros do que seus antecessores. Mas salientou que, por ser desenvolvimento localmente, o projeto do HAL AMCA sairia mais barato do que uma aeronave similar importada.

As aeronaves de quinta geração são projetadas para evitar a detecção por radares inimigos, sob o conceito ‘First Look, First Kill’. Assim, os pilotos do futuro AMCA localizarão primeiro o inimigo, usando seus mísseis para neutralizar o alvo sem que o adversário seja capaz de reagir.

Fonte Índia Today

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login