Índia abre seu projeto do caça furtivo HAL AMCA para parceiros privados locais. A Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA) do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) busca parceiros e investidores privados locais de tecnologia para acelerar o desenvolvimento da sua futura Aeronave de Combate Avançada de Porte Médio AMCA (Advanced Medium Combat Aircraft).
A agência estatal indiana sediada em Bengalore, abriu as suas portas para a iniciativa privada, para se unir aos esforços de desenvolvimento do Programa AMCA, liderado pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL). Com o futuro caça multirole furtivo bimotor de quinta geração, a Índia espera entrar no seleto grupo de países com jatos de capacidade “super-cruzeiro” ao lado dos Estados Unidos, Rússia e China.
O jato está em estágio avançado de desenvolvimento, com a revisão crítica do projeto concluída, e aguarda aprovação orçamentária do Gabinete do Comitê de Segurança (CCS) para fabricar os primeiros protótipos. Para manter o programa sem problemas, a ADA abriu o projeto para participação de “players” privados no desenvolvimento do futuro caça.
“Para acelerar o desenvolvimento e a produção do AMCA, a ADA está procurando interação com empresas em potencial que estejam dispostas a participar como parceiras de tecnologia e investimento na produção do futuro caça”, declarou a ADA, ressaltando que foram convidadas apenas empresas indianas.
Em 2009, o governo indiano aprovou orçamento para o início dos estudos de viabilidade para projetar um futuro caça avançado no país. Estima-se que após a aprovação do orçamento pelo CCS, serão necessários pelo menos quatro anos para fabricar a primeira aeronave. A ADA tem um cronograma de 10 anos para produzir e testar os cinco primeiros protótipos.
Falando ao Parlamento indiano, o Ministro de Defesa, Ajay Bhatt, disse que, devido a algumas características muito especiais, os caças de quinta geração são mais caros do que seus antecessores. Mas salientou que, por ser desenvolvimento localmente, o projeto do HAL AMCA sairia mais barato do que uma aeronave similar importada.
As aeronaves de quinta geração são projetadas para evitar a detecção por radares inimigos, sob o conceito ‘First Look, First Kill’. Assim, os pilotos do futuro AMCA localizarão primeiro o inimigo, usando seus mísseis para neutralizar o alvo sem que o adversário seja capaz de reagir.
Fonte Índia Today
@FFO