Incidente entre KC-46 e F-15 durante operação de REVO. A USAF, através do seu Comando de Mobilidade Aérea (AMC), está investigando um incidente ocorrido no mês passado, que envolveu um avião-tanque KC-46 Pegasus durante uma missão de reabastecimento em voo (REVO). O fato danificou a lança de reabastecimento (boom) e a fuselagem da aeronave.
O incidente foi relatado em 15 de outubro pelo Air Force Times, após as imagens circularem nas redes sociais mostrando o reabastecedor com a lança e o cone de cauda amassados. A porta-voz da AMC, Capitão Natasha Mosquera, confirmou o fatos à Air & Space Forces Magazine. “A emergência foi declarada após um problema no sistema de reabastecimento em voo que causou danos à lança e à fuselagem”, disse Mosquera.
De acordo com o Air Force Times, o problema aconteceu durante um voo de retorno do Reino Unido para os EUA, e envolveu um KC-46 da 305th Air Mobility Wing, sediado na Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, New Jersey, e um caça F-15 cuja unidade não foi divulgada. Preliminarmente foi informado que a diferença de velocidades entre ambas as aeronaves causou um inesperado desacoplamento da lança do F-15, fazendo com que ela se chocasse fortemente contra a fuselagem do KC-46.
A Capitão Mosquera disse que a real causa do problema não foi determinada, e uma investigação foi aberta para identificar o motivo do incidente, previamente classificado como sendo de “Classe A”. Ninguém ficou ferido neste incidente, cujo relatório preliminar deverá ser concluído ainda neste mes de novembro.
A USAF define acidentes de Classe A como aqueles que resultam em morte ou invalidez permanente de tripulantes, ou que causem danos superiores à US$ 2,5 milhões de uma aeronave. Os danos no KC-46A não será determinado até que a investigação seja concluída. Depois disso, o AMC poderá convocar um Conselho de Investigação de Acidentes para estudar mais profundamente o fato.
O Boeing KC-46A Pegasus tem enfrentado uma série de problemas que limitaram suas operações e atrasaram a declaração de capacidade operacional inicial. Apenas em setembro passado a USAF declarou a aeronave apta para desdobramentos em todo o mundo, inclusive em missões reais de combate, com algumas exceções (detalhes aqui).
Um dos itens que restringiram a capacidade do KC-46 era justamente a lança de reabastecimento em voo, cujas características de rigidez deixavam limitadas suas ações de extensão e retração, necessitando a aplicação de maior força dos subsistemas. Este fato foi relatado por estudos de um inspetor do Pentágono.
Além disso, problemas com as câmeras e monitores do Sistema de Visão Remota (RVS), sofrem oscilações em certas condições de luz solar, podendo causar problemas de percepção de profundidade do operador da lança. Isso cria o risco do operador da lança atingir acidentalmente a aeronave receptora durante o REVO (detalhes aqui).
Ambos problemas relatados acima foram rotulados como deficiências Categoria 1, o mais importante, e ainda não foram resolvidos. De acordo com a Capitão Mosquera, “as correções para ambos os problemas ainda estão a anos de distância”.
Não há informação se algum desses problemas contribuiu para o incidente com o KC-46A e o F-15, e a Oficial salientou que não foram emitidos alertas ou precauções extras por causa disso. “O AMC está confiante na capacidade do KC-46 e continuará a cumprir as tarefas globais em apoio aos requisitos de combate”, disse ela.
@FFO