Incidente entre Airbus A310 canadense e A400 francês no Pacífico. Um Airbus CC-150 Polaris (A310) da Força Aérea Real Canadense (RCAF) e um Airbus A400 Atlas da Força Aérea e Espacial Francesa (AAE), se envolveram em um incidente na Base Aérea Andersen, em Guam, Pacífico. As aeronaves colidiram em solo no pátio do aeroporto militar da USAF.
Conforme o relatório preliminar divulgado recentemente, o CC150 Polaris da RCAF, matrícula 15003, voou em 21 de julho passado da Base Aérea de Trenton, no Canadá, para Guam, com uma escala técnica em Hickam AFB, no Havaí. O objetivo da missõ era resgatar o restante dos militares e equipamentos canadenses que participaram do Exercício Multinacional Mobility Guardian na região Indo-Pacífico. O retorno ocorreria no dia seguinte (22).
O pouso em Andersen AFB ocorreu normalmente, com o taxiamento do RCAF 15003 sendo orientado por um veículo “Follow Me” até o box de estacionamento N24, onde parou aproximadamente às 21h45 (horário local). Imediatamente o CC-150 foi carregado com equipamentos e bagagens, ficando pronto para a partida no dia seguinte.
De acordo com o relatório da RCAF, a equipe de solo não calçou a aeronave devidamente. Com isso, na manhã seguinte, próximo das 10h00 (horário local), o A310 começou a rolar sozinho para trás, com o nariz virando para a esquerda, até atingir a empenagem de um A400M francês que estava estacionado no box N22.
Ambas as aeronaves sofreram sérios danos, afirmou o relatório preliminar da RCAF. Ninguém ficou ferido no incidente, e uma investigação prévia não encontrou evidência de problemas técnicos na aeronave canadense. O processo agora irá focar nos procedimentos das equipes de solo da 8ª Ala de Aviação, unidade que reúne os CC-150 da RCAF.
Fabricado em 1986, o Polaris #15003 é um dos cinco Airbus A310 que compõem a frota de transporte e reabastecimento em voo da RCAF. Atualmente essas envelhecidas aeronaves estão em meio a um processo de substituição por novos Airbus A330 MRTT (designação canadense CC-330). Com a aposentadoria próxima, o relatório preliminar não trouxe nenhum indício sobre o futuro do #15003.
@FFO