Incidente com Pilatus PC-21 da Força Aérea da Suíça. Um turboélice Pilatus PC-21 da Força Aérea da Suíça (SwAF) sofreu um incidente ontem (28/11), ao pousar na Base Aérea de Emmen, região central do país. Ambos tripulantes ejetaram em segurança.
De acordo com as informações, o PC-21 matrícula A-105 (c/n 107), compunha um elemento com duas aeronaves em voo de treinamento de rotina. Ao retornarem para Emmen, por volta das 14h45 (horário local), o Pilatus saiu repentinamente pela lateral gramada após tocar na pista. Diante da situação, os dois tripulantes decidiram ejetar. Ambos foram levados para um hospital e passam bem.
A SwAF opera uma frota de oito monomotores de treinamento básico e avançado Pilatus PC-21 adquiridos em 2008. As aeronaves são matriculados de A-101 à A-108, estão reunidos no Comando de Treinamento 85 (Kommando Pilotenschule der Luftwaffe 85), sediado na Base Aérea de Emmen.
Devido ao incidente, o Comando da Força Aérea Suíça decidiu paralisar temporariamente as operações do restante da frota de PC-21. Uma investigação militar foi aberta para determinar a causa do incidente.
@FFO