Incidente com Kawasaki P-1 da Marinha Japonesa. Uma aeronave de patrulha marítima Kawasaki P-1 da Kaijō Jieitai, ou Marinha Japonesa (JMSDF – Japan Maritime Self-Defense Force ), saiu da pista ao pousar na Base Aérea de Gifu (RJNG), cidade de Kakamigahara, sudoeste do Japão. Nenhum dos dez tripulantes ficou ferido no incidente, que ocorreu hoje (07/09), às 16h00 (local).
O P-1 matrícula 5533 (c/n 33), é a mais nova aeronave a ser entregue para a Marinha Japonesa, e havia decolado das instalações industriais da Kawasaki Heavy Industries (KHI), para um voo de aceitação por parte da Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Japão. A bordo do jato estavam militares da Marinha e funcionários do Ministério da Defesa.
Produzida pela indústria Kawasaki Aerospace Company, o quadrijato Kawasaki P-1 é uma Aeronave de Patrulha Marítima (MPA), especialmente desenvolvida pela indústria japonesa para a substituir a envelhecida frota de Lockheed P-3 Orion.
Os dois primeiros Kawasaki P-1 foram entregues para a JMSDF em março de 2013, de uma encomenda de cerca de 60 unidades. Atualmente a frota está composta por 32 aeronaves distribuídas em três Kokutai, ou Esquadrões de Patrulha Aérea, sendo o 1 Kokutai, 3 Kokutai e 51 Kokutai.
@FFO