Incidente com helicóptero Sea King da Marinha Argentina na Antártida. Um dos helicópteros SH-3H Sea King da Marinha Argentina, ou Armada Argentina, se envolveu em um incidente em missão na Antártida sem deixar feridos. Em 04 de março, o helicóptero naval sofreu danos na fuselagem e no rotor de cauda durante um voo de reabastecimento na Base Antártica Esperanza.
O incidente foi confirmado pelo Comando Conjunto Antártico através de um comunicado emitido pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCOFFAA), no qual relata que o incidente ocorreu por volta das 19h30 (horário local) com uma das aeronaves que opera a partir do navio rompe-gelo ARA “Almirante Irízar”, em apoio à Campanha de Verão Antártico 2023-2024 .
Embora não tenham sido fornecidos maiores detalhes, a aeronave envolvida possivelmente é uma das duas recentemente compradas pela Armada Argentina nos Estados Unidos. Os Sea King, matrículas 2-H-244 e 2-H-245, foram incorporados pelo Segundo Esquadrão Aeronaval de Helicópteros em novembro de 2022. Ambos passaram por revisão e modernização na empresa americana Carson Helicopters, antes de serem enviados para a Argentina.
O EMCOFFAA salientou que o abastecimento das Bases Antárticas continua normalmente, enquanto uma comissão de investigação irá determinas as causas deste incidente.
@FFO