Incidente com F-35C dos Fuzileiros Navais dos EUA. Um F-35C Ligthning II do Esquadrão de Caça e Ataque Naval 311 (VMFA 311) “Tomcats” do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), sofreu um colapso no trem de pouso dianteiro. O incidente ocorreu enquanto o caça estava estacionado em um hangarete na Estação Aérea Naval (NAS) de Fallon, Nevada.
A informação foi divulgada com exclusividade pelo portal The Aviationist nesta quarta-feira (14/02). De acordo com as informações, o piloto do VMFA 311, cuja a sede é Miramar, na Califórnia, havia estacionado o F-35C, matrícula (BuNo) 170109, código de cauda “WL-04”, após um voo de treinamento. Enquanto deixava o cockpit do caça, o trem de pouso começou a retrair inadvertidamente.
O autor das imagens, que solicitou anonimato ao The Aviationist, informou que o incidente ocorreu em 26 de janeiro deste ano. De acordo com o relatório recebido, após desligar a aeronave sem problemas, o piloto estava descendo a escada do caça, quando o trem de pouso do nariz começou a se retrair lentamente. As fotos mostram a aeronave apoiada sobre o pod do Electro-Optical Targeting System, sem danos maiores aparentes.
Pelo levantamento do autor da nota, este seria o primeiro incidente do tipo com a versão F-35C, uma vez que as variantes “A” e “B” do caça já passaram por colapsos de trem de nariz. O portal procurou o porta-voz da MCAS Fallo para confirmação e mais detalhes, mas sem retorno até o momento.
@FFO