Incidente com F-35B dos Fuzileiros Navais dos EUA no Japão. Um caça F-35B Lightining II do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) sofreu colapso no trem de pouso dianteiro nesta quinta-feira (01/12), enquanto taxiava na Base Aérea de Kadena (DNA/RODN), Ilha de Okinawa, no Japão. Ninguém ficou ferido no incidente.
De acordo com um comunicado da 1st Marine Air Wing do USMC, o F-35B havia decolado do navio de assalto anfíbio USS Tripoli (LHA-7) para um voo de rotina quando sofreu uma pane elétrica. Como medida de segurança, o piloto solicitou um pouso preventivo em Kadena AFB por volta das 13h40 (horário local). O recolhimento inesperado do trem de pouso dianteiro ocorreu enquanto o jato taxiava de retorno para o pátio de estacionamento.
O F-35B envolvido no incidente, matrícula/BuNo 169617 # VK-00, pertence ao Marine Fighter Attack Squadron 121 (VMFA-121) “Green Knights” (código de cauda “VK”), unidade que opera embarca no USS Tripoli (LHA-7), e que atualmente está implantado na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni, Japão.
Uma câmera instalada pela televisão japonesa NHK confirmou que o caça permaneceu na pista de táxi da Base Aérea de Kadena até pouco depois das 15h10 (horário local). O USMC iniciou uma investigação foi aberta para determinar o motivo do incidente.
Fonte: NHK
@FFO