Incidente com F-16A da Força Aérea de Taiwan no Havaí. Um F-16A Fighting Falcon da Força Aérea de Taiwan (ROCAF) pousou na tarde de segunda-feira (06/06), no Aeroporto Internacional de Honolulu, Havaí, com o trem de pouso do nariz recolhido. O piloto, que não se feriu, havia previamente declarado emergência durante a aproximação para a pista 04R de Honolulu, na qual usou o gancho de parada para frear rapidamente o caça.
O F-16A da ROCAF (matrícula taiwanesa 6716) é designado no 21st Fighter Squadron “Gamblers” da USAF (matrícula 93-0817). Esta unidade opera dez F-16 da ROCAF para treinamento de combate e manutenção operacional dos pilotos de caça de Taiwan.
Atualmente sediada na Base Aérea de Luke, no Arizona, o 21st FS “Gamblers” em breve será transferido para o Aeroporto Internacional de Tucson, também no Arizona, com o objetivo de dar espaço à crescente frota de F-35 da USAF em Luke.
O jato estava em voo de translado para Taiwan, onde será modernizado para a versão F-16V “Viper”. As rotações entre Taiwan e o Arizona incluem paradas no Havaí ou em Guam, bem como reabastecimento em voo realizado pelas aeronaves da USAF.
A ROCAF ainda possui a maioria dos 150 F-16A/B Block 20 adquiridos dos EUA durante a década de 1990. Em 2012, o Governo de Taiwan assinou um contrato de US$ 3,7 bilhões com a Lockheed Martin, para atualização de mais de uma centena desses caças envelhecidos para a variante mais moderna e aprimorada F-16V Bloco 70.
@FFO