Incidente com C-12 Huron da USAF em Bogotá. Um bimotor turboélice Beechcraft King Air 200 da USAF realizou um pouso de emergência na manhã de ontem (15/08) em uma das pistas do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, na Colômbia. Ninguém ficou ferido no incidente, que causou grandes transtornos para os usuários do principal aeroporto colombiano.
Designado militarmente pela USAF como C-12 Huron, o bimotor havia decolado de El Dorado mas, segundo as informações da mídia, o piloto observou um mal funcionamento no sistema de recolhimento dos trens de pouso principais. Diante do problema, a tripulação solicitou retorno e apoio em solo.
Um vídeo mostrou que os trens principais do C-12 recolheram após o toque na pista 14L, fazendo a aeronave se arrastar por alguns metros até a parada completa. Bombeiros do aeroporto acompanharam o pouso do Huron, que foi realizado em segurança e não deixou feridos.
A interdição de uma das pistas do movimentado El Dorado causou atrasos de dezenas de voos comerciais. Para remoção da aeronave, foi necessária a utilização do “recovery kit” e de um guindaste para levantar a aeronave e descer os seus trens de pouso. O processo foi finalizado no meio da tarde, quando as operações do aeroporto retomaram a normalidade.
A USAF mantém alguns aviões utilitários Beechcraft C-12 Huron espalhados pelo mundo. Pelo menos três deles ficam baseados na América do Sul, na Bolívia, Brasil e Colômbia. Eles realizam transporte logístico de funcionários e pequenas cargas entre as Embaixadas e Consulados dos EUA na região.
No Brasil, o C-12 da USAF – indicativo de chamada no rádio “SHARK 07” – fica baseado no Aeroporto Internacional de Brasília (DF), de onde parte para missões em todo o território nacional, bem como nos países vizinho como Uruguai e Argentina.
@FFO