Incidente com bombardeiro B-2 Spirit da USAF. Um bombardeiro stealth B-2 Spirit da USAF, realizou um pouso em emergência na Base Aérea de Whiteman, no Missouri, ontem (14/09). A informação foi divulgada pela Fox News, citando Jennifer Greene, Relações Públicas do Global Strike Command AF.
A Oficial informou que o incidente aconteceu por volta das 00h30 (local), quando a aeronave retornava de uma missão de treinamento de rotina. Por conta de um problema técnico não divulgado, o B-2 teria sofrido pequenos danos após o pouso, e ninguém ficou ferido.
Todos os 21 Spirit da USAF estão sediados em Whiteman AFB, onde estão a 509th Bomb Wing, com o 13th Bomb Squadron “Grim Reapers” e 393rd BS “Tigers”, além de duas unidades de testes, o 72nd Test and Evaluation Squadron, desiganado para a 53rd Wing, e o 325th Weapons Squadron da 57th Wing.
Apenas um Northrop Grumman B-2 foi perdido em acidente, em 23 de fevereiro de 2008, quando 89-0127 “Spirit of Kansas” caiu após a decolagem de Andersen AFB, Guam. Ambos tripulantes ejetaram com segurança. A investigação revelou que o computador de voo da aeronave recebeu dados incorretos, o que causou um aumento do ângulo de elevação do nariz, entrando em situação de stol irrecuperável. Outra aeronave, o 88-0332 “Spirit of Washington”, sofreu um sério incêndio durante a partida do motor em 26 de fevereiro de 2010, também em Andersen AFB, sendo recuperada e recolada em operação depois de três anos, em dezembro de 2013.
Após o incidente de terça-feira, às 15h24 UTC, a FAA emitiu um NOTAM (aviso aos aeronautas) estabelecendo uma restrição de voo temporária por até seis milhas náuticas e 8 mil pés, no entorno de Whiteman AFB, com objetivo de “fornecer um ambiente seguro para investigação de acidentes.”
Uma investigação está em andamento, mas no momento nenhum outro detalhe foi divulgado. Ainda não se sabe a severidade dos danos causados à aeronave.
@FFO