Incertezas no Programa de atualização HH-60W Jolly Green. A USAF está avaliando o impacto da decisão de um juiz que está contestando a concessão de um contrato de quase US$ 1 bilhão para atualizações dos helicópteros HH-60W Jolly Green II, o que poderá atrasar algumas atualizações ou simplesmente até mesmo, cancelar parte do programa. O novo helicóptero de resgate de combate (C-SAR) está se preparando para os testes e avaliações operacionais iniciais.
Um juiz do Tribunal de Reclamações Federais dos EUA acatou o recente protesto da empresa Sierra Nevada Co., contra a adjudicação do contrato de fonte exclusiva concedido para a Sikorsky em fevereiro, para o processo de atualizações dos helicópteros novos. As atualizações incluem novos sistemas de contramedidas, anti-jam GPS, blue force trackers e datalinks, entre outros.
A Sierra Nevada Corp. alegou que a USAF violou as regras de competição, ao conceder o contrato exclusivo para a Sikorsky, solicitando para que sejam aceitas ofertas de ontros concorrentes, informou a Air Force Magazine, citando a Inside Defense.
Em uma conferência virtual para a mídia realizada em 03 de agosto, o Coronel William Rogers, Oficial do Programa Air Force Life Cycle Management para forças de inteligência, vigilância, reconhecimento e operações especiais, disse que o setor jurídico da USAF está avaliando as opções para o programa.
“Estamos trabalhando nos impactos e no que a decisão realmente significa em termos de saber se há certas coisas que podemos ou não podemos fazer em termos de atualizações de capacidade”, disse Rogers.
Em abril foram concluídos os testes de desenvolvimento, passando para o estágio intermediário, e tratar alguns problemas encontrados, antes de iniciar o teste operacional inicial e avaliação (IOT&E – Initial Operational Test and Evaluation), previstos para começar em outubro e durar até março de 2022.
O Centro de Avaliação e Teste Operacional da USAF concluiu alguns testes operacionais no HH-60W durante os testes de desenvolvimento, incluindo recursos como reabastecimento em voo. Cerca de 36 por cento dos requisitos IOT&E foram concluídos.
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