Incêndio no motor de um CH-53E do USMC. O motor de um helicóptero do US Marine Corps (USMA) pegou fogo na sexta-feira (20/12), forçando sua tripulação a fazer um pouso de emergência perto de Camp Pendleton, no sul da Califórnia, informou o serviço.
O Sikorsky CH-53E Super Stallion BuNo 162518 do Marine Heavy Helicopter Squadron 466 (HMH-466) vinculado ao Marine Aircraft Group 16 da 3rd Marine Aircraft Wing (3rd MAW) sofreu um incêndio no motor em voo às 4:11 pm, horário da Costa Oeste. A aeronave “pousou com segurança” em uma zona de pouso perto da rodovia Interstate 5, antes de ser engolida pelas chamas. O voo partiu de AEROPORTO MCOLF CAMP PENDLETON — RED BEACH (NXF/KNXF), em Los Angeles/EUA.
O Corpo de Fuzileiros Navais e os serviços de emergência locais responderam à cena para extinguir o incêndio, levando as autoridades a pedir ao público que evitasse a área. A Patrulha Rodoviária da Califórnia publicou imagens do incêndio subsequente nas redes sociais na sexta-feira, observando que os viajantes devem esperar atrasos no trânsito na área.
A causa do incêndio não é conhecida atualmente, disse a Capitã Stephanie Davis, porta-voz do 3rd MAW. Um conselho de acidentes — um órgão destinado a investigar acidentes — foi designado na sexta-feira 20/12.
Entre 2012 e 2023, o Super Stallion se envolveu em 16 acidentes de “Classe A”. Tais acidentes são definidos como um incidente envolvendo a aeronave que matou, incapacitou permanentemente um membro do serviço ou custou aos militares mais de US$ 2,5 milhões em danos.
Em 2016, dois dos helicópteros colidiram ar-ar na costa do Havaí, resultando na morte de 12 membros do serviço. Em 2018, quatro fuzileiros navais do 3rd MAW foram mortos quando seu Super Stallion caiu perto de El Centro, Califórnia.
Em fevereiro deste ano — o último acidente fatal conhecido — cinco fuzileiros navais do 3rd MAW pereceram quando um CH-53E colidiu em montanha a leste de San Diego, durante um voo de rotina da Base Aérea de Creech, em Nevada. O Marine Corps Times relatou que o comandante do esquadrão, ao qual os fuzileiros pertenciam, foi demitido no início do mês de dezembro de 2024 por “perda de confiança”, cerca nove meses após o acidente fatal. A investigação sobre o acidente continua em andamento.
Em outubro, um CH-54E caiu na decolagem na Marine Corps Air Station Yuma, Arizona. A aeronave foi considerada “reparável” e “ferimentos leves” foram relatados na tripulação. O CH-53E Super Stallion estão sendo substituídos pelos novos CH-53K King Stallion.
@CAS