Inaugurado monumento do T-25 Universal na cidade de Tubarão (SC). A Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi, ou simplesmente Praça do Avião, na cidade de Tubarão (SC), foi inaugurada na sexta-feira (27/05), como parte da programação de aniversário dos 151 anos do município sul-catarinense. A aeronave T-25C, matrícula FAB 1854, desativada pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi montada por uma equipe técnica do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) entre 17 e 21 de maio.
Antes de ser fixada na praça, a aeronave, que pesa duas toneladas, recebeu nova pintura e adaptações necessárias na fuselagem. Militares de diversos setores do PAMA-LS contribuíram para a realização da tarefa, sob a coordenação da Assessoria de Alienação. Executaram o trabalho de montagem da aeronave os Suboficiais Alexandre Pinto da Silva e André Vinhas Aguiar e os Sargentos Fábio Barbosa Moraes e Fábio Mendes Metzker.
“Os militares da equipe de montagem mostraram muito profissionalismo, determinação e zelo no cumprimento da missão, elevando o nome do PAMA-LS no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER)”, destacou o Chefe da Assessoria de Alienação do PAMA-LS, Tenente-Coronel Especialista em Suprimentos Gutemberg dos Santos Silva.
O Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, falou da importância da homenagem. “Aqui, neste local, temos a cabeceira do antigo Aeroporto Anita Garibaldi, que funcionou durante três décadas, de 1950 a 1980, quando ligou e conectou Tubarão ao mundo. Esse aeroporto operava voos comerciais diários e essa memória acabou se perdendo com o tempo. A aeronave T-25, doação da FAB, será uma atração na praça. Nosso objetivo é resgatar, recuperar e preservar toda a memória do antigo aeroporto” ressaltou.
Fabricados pela empresa brasileira Neiva – atual Unidade da Embraer de Botucatu (SP), o primeiro protótipo do T-25 Universal realizou seu voo inaugural no dia 09 de abril de 1966. Atualmente, a FAB utiliza os monomotores T-25A/C no 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA), da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), como aeronave de instrução básica primária para os futuros aviadores militares brasileiros.
@FFO