Importantes acordos comerciais e militares impulsionaram a Embraer no Paris Airshow 2025. A Embraer anunciou o fechamento de importantes negócio durante o Paris Airshow 2025, realizado nesta semana no aeroporto de Le Bourget. Entre os pedidos está uma grande encomenda de jatos comerciais, novas conquistas para o novo cargueiro E-Freighter, além de um acordo de defesa com a Lituânia envolvendo a aeronave multimissão KC-390 Millennium.
Os anúncios foram recebidos com entusiasmo por investidores e analistas e impulsionaram as ações da Embraer, que subiram até 5%, evidenciando o momento positivo da companhia, que teve um início turbulento na feira realizada entre o dias 16 e 19 de junho em Paris.
Na segunda-feira (16/06), a companhia aérea polonesa LOT, cliente de longa data dos E-Jet da Embraer, anunciou que optou pelos jatos regionais Airbus A220, em vez dos modelos E2 da fabricante brasileira, em uma disputa acirrada por um contrato de 40 novas aeronaves.
Dois dias depois, a Embraer se recuperou e anunciou um pedido firme da norte-americana SkyWest Airlines envolvendo 60 aeronaves E175. O negócio é avaliado em US$3,6 bilhões e ainda inclui direitos de compra de 50 jatos adicionais. O presidente do segmento de aviação comercial da Embraer, Arjan Meijer, celebrou o pedido, afirmando que o E175 é a base da aviação regional na América do Norte.
Analistas financeiros do grupo Santander classificaram o negócio como um “desenvolvimento altamente positivo” para a Embraer, destacando o impulso relevante na carteira de pedidos e os sinais de demanda contínua pelos modelos de primeira geração em uma região importante.
A fabricante brasileira também divulgou que a companhia aérea sul-africana Airlink, pretende arrendar 10 jatos E195-E2 de segunda geração. As aeronaves envolvidas no acordo pertencem à empresa de leasing Azorra, que poderá encomendar novas aeronaves para suprir a demada.
No segmento de cargas, a Embraer também anunciou que a empresa Bridges Air Cargo será o cliente de lançamento do seu novo E190F E-Freighter, um jato de passageiros convertido para cargueiro (P2F). O anúncio foi feito em conjunto com a Regional One, proprietária das duas primeiras aeronaves convertidas, que anunciou uma encomenda mais duas conversões P2F.
Na área de defesa, a Lituânia anunciou que escolheu o cargueiro multimissão Embraer KC-390 Millennium como sua futura aeronave de transporte militar, o qual deverá encomendar até três unidades. O valor do negócio não foi divulgado.
Analistas sugerem que mais países europeus e membros da OTAN poderão encomendar o Millennium, que já conquistou clientes como Portugal, Holanda, Hungria, Eslováquia, entre outros. “Vemos potencial para pelo menos 50 novos pedidos do C-390 por países da OTAN com o aumento dos investimentos em defesa na Europa”, disse o Bradesco BBI em nota a clientes.
A Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, atrás da Airbus e da Boeing, tem se beneficiado da forte demanda por seus jatos. Suas ações já subiram 30% neste ano e, no ano passado, acumularam uma valorização de mais de 150%.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO