IMAGENS: USAF recupera Osprey “preso” em ilha norueguesa. Na terça-feira (27) militares da USAF e das Forças Armadas da Noruega, conseguiram retirar o CV-22B Osprey que realizou um pouso de emergência na reserva natural de Stongodden, situada na ilha de Senja, norte da Noruega.
Desde 12 de agosto, o CV-22 Osprey, matrícula 10-0053, do 7º Esquadrão do AFSOC, baseado em Mildenhall, Reino Unido, estava “preso” na reserva natural, após sofrer uma pane de motor em voo, fazendo que seus pilotos optassem pelo pouso não programado no local remoto.
Como a reserva natural de Stongodden é situada em uma região de de difícil acesso no norte do país, a remoção do Osprey representou um grande desafio para os militares noruegueses e norte-americanos, que trabalharam vários dias para retirar a aeronave do local.
Sem a possibilidade de conserto no local, a opção foi retirar o CV-22B com uma balsa, e para que ele chegasse até a margem, foi construído um caminho provisório de tábuas de madeira até o local de embarque. Como as águas são rasas, foi necessário que a aeronave fosse içada por um guindaste de 70 metros e colocada sobre a barcaça que o levou até Sørreisa, de onde seguiu de caminhão até a Base Aérea de Bardufoss.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO