IMAGENS: Typhoon da RAF perde canopi no Mar do Norte. Um Eurofighter Typhoon FRG.4 da Royal Air Force (RAF) foi forçado a ejetar o canopi durante uma emergência sobre o Mar do Norte no dia 22/01.
O incidente envolveu o Typhoon matrícula ZK306 do XI Squadron da RAF Coningsby, Lincolnshire, que retornou em segurança à base após a emergência. O canopi, a cobertura transparente que protege a cabine, teria sido liberado pelo piloto devido a uma suspeita de colisão com pássaros. O piloto conseguiu pousar a aeronave com segurança, sem ferimentos relatados. A RAF abriu uma investigação para apurar as causas; se foi mesmo uma colisão com pássaro ou uma fadiga de material.
O Typhoon FGR.4 é uma aeronave de combate multifuncional altamente avançada e ágil, capaz de executar uma ampla gama de missões, incluindo policiamento aéreo, ataque e superioridade aérea. Apesar de suas capacidades ofensivas de precisão, sua função mais crítica continua sendo fornecer alerta de reação rápida (QRA) para o espaço aéreo do Reino Unido e das Ilhas Malvinas, ao mesmo tempo, em que reforça a defesa aérea da OTAN em regiões como o Báltico e o Mar Negro.
@CAS