IMAGENS: Turquia celebra 50 anos do F-4E Phantom. A Força Aérea da Turquia (TuAF) celebrou no último final de semana, os 50 anos de operações do icônico caça F-4E Phantom, em um evento de dois dias, festejado fora e dentro da última base operacional do modelo no país. Mesmo que esteja chegando ao final da sua vida útil, a TuAF ainda não tem uma data oficial para desativar os “Fantasmas”, que desde a década de 1970 são importantes ativos na primeira linha de defesa aérea do país.
O Esquadrão 111 “Panter”, sediado na Base Aérea de Eskişehir, no noroeste do país, é a última Unidade a operar os Phantoms na TuAF. Para o evento festivo, o F-4E matrícula 77-0303, recebeu uma vistosa pintura especial, com a bandeira turca na parte superior e, na parte inferior, o desenho do personagem “Spook”, que desde i final da década de 1950 se tornou símbolo mundial do jato fabricado pela McDonnell Douglas.
No sábado (16), ocorreu a primeira parte das comemorações. Uma multidão de entusiastas viajou cerca de duas horas de carro até a barragem de Sarıyar Dam, no distrito de Nallıhan. No local, todos testemunharam um elemento de F-4E, liderado pelo colorido “0303”, fazer passagens radicais no vale do rio, em alta e baixa velocidade, para o delírio dos fotógrafos e cinegrafistas.
No domingo (17), a festa foi na Base Aérea de Eskişehir, onde uma esquadrilha com quatro Phantoms realizou passagens em diversas configurações. Ao final da apresentação, quando o quarteto pousou, outros seis F-4E os aguardavam para entrar na pista e realizar a tradicional caminhada do elefante ou “elephant walk”, uma tradicional demonstração de prontidão e poder que remonta a Segunda Guerra Mundial.
Phantom na Turquia
Em junho de 1974, a TuAF recebeu seus primeiros F-4E Phantom, de uma encomenda inicial de 40 aeronaves. Em 1977 foi feito o segundo pedido, envolvendo mais 32 F-4E e oito RF-4E (versão de reconhecimento, desativada em 2015). Desde então, até a década de 1990, a TuAF recebeu outros lotes de aeronaves usadas da USAF, totalizando 233 Phantoms de ambas as versões.
A TuAF submeteu 54 Phantom ao processo de atualização de meia-vida, o que gerou o padrão F-4E Terminator 2020. A modernização realizada pela Israel Aircraft Industries (IAI) e incluiu completa revisão estrutural, substituição e modernização de aviônicos e sistemas de missão, além da integração de novos e modernos tipos de armamentos de precisão.
O nome “Terminator 2020” indicava que o F-4E modernizado deveria permanecer em serviço até por volta de 2020, quando a TuAF iria substituí-los por novos F-35A Lightning II, um negócio que foi cancelado pelos EUA (saiba mais aqui). Estima-se que atualmente a Turquia tenha entre 30 e 40 aeronaves operacionais, sendo uma das últimas três operadoras do tipo no mundo, ao lado da Grécia e do Irã .
Agora os F-4E-2020 turcos poderão permanecer ativos até por volta de 2030, quando seriam substituídos pelo futuro caça de próxima geração TAI Kaan, em desenvolvimento pela indústria local. Ainda pairam dúvidas sobre a viabilidade deste projeto, especialmente quando se trata dos seus motores. Mesmo que tudo saia conforme o planejado, o Kaan não começará a entrar em serviço antes de 2030.
Com essa situação provável, Ancara trabalha nos bastidores para adquirir novas aeronaves que também servirão para substituir os F-4E. Em meados desse ano, o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira para a Turquia, envolvendo 40 novos caças F-16C/D Bloco 70 e cerca de 79 kit para atualização da sua atual frota de F-16. Além disso, o governo turco negocia um lote de caças Eurofighter Typhoon, conforme noticiamos recentemente. Apesar dessas negociações, nenhum contrato ainda foi assinado, o que significa que os céus turcos continuarão a reverberar com o som dos F-4 Phantom por algum tempo.
@FFO