IMAGENS – REVO entre P-8A da RAAF e KC-135R da USAF. A Força Aérea Real Australiana (RAAF) e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) realizaram um treinamento conjunto envolvendo aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon do No.11 Squadron e aviões-tanque KC-135 Stratotanker da 186th Air Refueling Wing. Os voos ocorreram no final do ano passado, e foram divulgados recentemente pelo Ministério de Defesa australiano.
A RAAF deslocou o seu P-8A da Base Aérea de Edinburgh, sede do No.11Sq, para a Base de Darwin, de onde partiram para as missões de reabastecimento em voo (REVO) sobre o Mar das Filipinas. Por sua vez, o KC-135R do 186th ARW da USAF, decolava da Base Aérea de Anderson, Guam, para o “rendezvous” (encontro) com o jato da RAAF na área REVO.
O treinamento conjunto durou três dias, e marcou a primeira vez que os P-8A australianos realizaram missões REVO com aeronaves da USAF. O Wing Commander Michael Sleeman, Comandante do No.11 Sq da RAAF ressaltou a importância e sucesso do treinamento conjunto:
“O objetivo da missão foi fornecer experiência aos tripulantes de P-8A da RAAF, em cenários de treinamento conjunto com a plataforma KC-135 da USAF na região. A integração entre as unidades validaram táticas, técnicas e procedimentos para otimizar a integração operacional; desde o planejamento até as fases de execução das missões de reabastecimento em voo. O resultado aumenta a eficácia operacional existente das capacidades de longo alcance dos P-8 da RAAF, em um ambiente de força conjunta”, explicou Sleeman.
@FFO