IMAGENS: primeiro T-25M Universal modernizado pela FAB realizou seu voo inaugural. Voou ontem (05) o primeiro protótipo do avião de treinamento básico T-25M Universal modernizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O projeto foi desenvolvido pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), sob supervisão da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIMAB), em parceria com o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
Para celebrar o voo inaugural da aeronave FAB 1880, que também incorporou a nova pintura da AFA, foi realizada uma cerimônia na sede do PAMA-LS, com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e demais membros do Alto-Comando, entre outros militares.
Em seu discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou as vantagens da modernização da aeronave. “O voo inaugural do T-25M, agora equipado com novas tecnologias, simboliza o compromisso da Força Aérea com a inovação, a eficiência e, acima de tudo, com a formação de excelência dos nossos futuros pilotos. Por mais de cinco décadas, o T-25 Universal tem sido responsável pelas primeiras horas de voo de milhares de Aviadores, indo além da missão inicialmente a ele destinada. O início da modernização dessa frota demonstra a capacidade de se reinventar, utilizando recursos próprios para garantir que nossa missão de bem servir ao país seja cumprida com a mais alta qualidade. Com a modernização, proporcionaremos aos nossos Cadetes a oportunidade de voar com ainda mais segurança. Parabéns a todos os profissionais envolvidos que, com dedicação e competência, tornaram essa modernização possível”, pontuou o Oficial-General.
A modernização do T-25 Universal (agora designado T-25M) visa fortalecer a capacidade nacional de desenvolvimento e produção aeronáutica, proporcionando à FAB uma aeronave de treinamento de última geração para a formação das próximas turmas de aviadores, especialmente na Academia da Força Aérea (AFA).
A nova pintura externa modernizada foi desenvolvida por um Cadete da AFA, em um processo de votação entre os cadetes, reforçando a participação da nova geração de militares da FAB. O evento também contou com a presença de autoridades militares, que participaram do batismo oficial da aeronave, marcando o início de uma nova fase para o T-25 Universal.
Voo inaugural
Em seu primeiro voo, o protótipo T-25M FAB 1880, foi comandado pelo Major Aviador Peixoto, do IPEV, e pelo Comandante do Segundo Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, Major Aviador Fernandes. Eles realizaram algumas passagens sobre a solenidade antes de pousar.
“Realizar o primeiro voo do T-25 Modernizado foi uma grande honra e privilégio. Ficou evidente o excelente trabalho do PAMA-LS, que, com dedicação e competência, entregou uma aeronave que combina tradição e inovação. A modernização da aviônica trouxe maior eficiência, confiabilidade e segurança, atendendo às exigências da formação dos futuros Oficiais Aviadores da Força Aérea. O sucesso desse projeto também é fruto da colaboração fundamental entre o IPEV e o IFI, que garantiram excelência nas atividades realizadas. Participar dessa modernização, que terá um impacto direto na capacitação dos nossos Aviadores, é motivo de imenso orgulho”, disse o Major Aviador Peixoto.
A aeronave foi acompanhada pelo T-25A FAB 1833, tripulada por outros membros da equipe técnica. O voo validou as melhorias tecnológicas incorporadas, incluindo novos sistemas de navegação e um design modernizado.
Projeto de modernização
Sob a liderança do Tenente-Coronel Engenheiro Nelson Muta Hotta, o projeto foi executado com grande eficiência, garantindo que todas as melhorias tecnológicas fossem integradas à aeronave, fornecendo uma plataforma de treinamento atualizada, segura e eficiente.
O processo de modernização do T-25 Universal teve como objetivo central aumentar a operacionalidade da aeronave, integrando modernos sistemas para otimizar o treinamento dos Cadetes. Dentre as atualizações mais significativas, se destacam a substituição dos sistemas elétricos e eletrônicos por equipamentos de última geração e a renovação total das cablagens.
A modificação estrutural no painel de instrumentos foi outro ponto importante. A nova configuração reduz a vibração e facilita a instalação dos novos componentes, o que resulta em uma aeronave 50 kg mais leve e, consequentemente, com maior capacidade de carga útil. Essa atualização não só melhora o desempenho da aeronave, mas reduz o seu custo operacional.
Após passar pelo processo de modernização, o Universal integra Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), Sistema de Aviso e Percepção de Terreno (TAWS), sistema de radar meteorológico STORMSCOPE e o transponder ADS-B. Além disso, a aeronave recebeu novos equipamentos digitais de rádio para comunicação e sistema digital para monitoramento dos parâmetros de motor.
O PAMA-LS agora possui total domínio sobre o projeto e pode realizar manutenções e atualizações sem depender de apoio externo. Essa autonomia reduz custos operacionais e garante que a FAB tenha maior controle sobre a logística de manutenção das aeronaves.
O Diretor do PAMA-LS, Coronel Aviador Valter Faria Junior, falou sobre o projeto. “Esse primeiro voo é o início de uma campanha de desenvolvimento que vai ocorrer ao longo de 2025, apoiada pelo IPEV e pelo IFI. É uma enorme satisfação participar desse momento e contribuir diretamente com a atividade de desenvolvimento, utilizando a junção da minha bagagem logística com os meus conhecimentos como piloto de prova e equipagem de ensaio”, destacou o Oficial.
Após modernizados os modelos T-25A e T-25C integrarão uma única configuração T-25M, o que simplifica ainda mais a cadeia de suprimentos e de manutenção, gerando uma economia significativa. A modernização também permite que os sistemas da aeronave atendam aos padrões mais elevados de segurança, garantindo a continuidade da formação de pilotos com a melhor tecnologia disponível. O processo também tem por objetivo estender a vida útil operacional das aeronaves.
Perspectivas e desafios futuros
Apesar dos desafios encontrados durante o desenvolvimento, como a integração de engenharia 100% interna e a gestão da cadeia de suprimentos, o projeto avançou rapidamente. Em apenas 10 meses, o protótipo T-25M estava pronto para os ensaios em voo, com a campanha de testes programada para durar até 2026. Durante esse período, a aeronave passará por cerca de 60 horas de voo, com testes de desempenho e certificações finais que garantirão sua total adequação para operações em espaço aéreo.
A equipe do PAMA-LS, composta por militares especializados em diversas áreas, foi fundamental para a realização desse projeto. A experiência adquirida durante o processo não só contribui para a autonomia da FAB em relação à manutenção e atualização de sua frota, mas também estabelece um novo padrão para os futuros programas de modernização de aeronaves da Força Aérea.
T-25 Universal: um marco na Aviação Militar Brasileira
O T-25 Universal é um ícone da aviação militar brasileira, desenvolvida pela Neiva (posteriormente adquirida pela Embraer) nos anos 60. Com capacidade para dois tripulantes e um design simplificado, a aeronave se destacou pela confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção, essenciais para a formação de pilotos.
Seu motor oferece desempenho adequado para missões de instrução básica e avançada. Versátil, a T-25 tem sido usada para treinamento de navegação e manobras táticas, além de outras missões de apoio. Desde 1972, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa assume a responsabilidade pela manutenção e suporte das aeronaves T-25, incluindo o gerenciamento de peças e logística.
Com um legado de formação de pilotos, o T-25 Universal é um pilar fundamental na aviação de treinamento militar do Brasil. Agora com a versão T-25M a aeronave está equipada com avançada tecnologia e pronta para continuar sua trajetória de sucesso no treinamento de Cadetes e no fortalecimento da capacidade operacional da FAB.
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