IMAGENS: NAM “Atlântico” atraca pela primeira vez em Belém, no Pará. O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A140) da Marinha do Brasil, atracou pela primeira vez no porto da cidade de Belém, capital do Estado do Pará. A embarcação chegou em 05/08 e estará na capital paraense para prestar suporte à “Cúpula da Amazônia“, um encontros de Chefes de Estado dos Países Amazônicos, que ocorrerá hoje (08/08) e amanhã, além de realizar manobras de treinamento na região.
O A140 será aberto para visitação gratuita ao público em geral na próxima quarta-feira (09), no Porto de Belém. Pelas imagens, estão embarcados no “Atlântico” três helicópteros, sendo um SH-16 Sea Hawk (N-3035), um UH-15 Super Cougar (N-7108) e um IH-6 Jet Ranger (N-5054), além das viaturas dos Fuzileiros Navais.
“É o maior navio em termos de comprimento e de capacidade de combate. Então, é uma grande satisfação e honra para a Marinha trazer o navio a Belém, pela primeira vez, e estar presente, aqui, na Cúpula da Amazônia. Vai ser um prazer receber os paraenses e os demais brasileiros”, destacou o Comandante em Chefe da Esquadra, o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, salientando que “As aeronaves, inclusive, poderão ser visitadas e algumas viaturas blindadas do Corpo de Fuzileiros Navais, que estarão no convés de voo do navio, também”.
O NAM “Atlântico” e a Fragata Defensora (F-41), que acompanha a Nau-Capitânia da Marinha até Belém, farão parte do Exercício “Camex Delta do Amazonas”, que ocorre entre os dias 07 e 20 de agosto. O treinamento ocorrerá em conjunto com o Comando do 4º Distrito Naval, sediado na capital paraense, e que irá participar com o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi,” o Navio-Patrulha “Bocaina” e o Navio-Patrulha “Guarujá”, integrantes do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.
A área das manobras será a Foz do Rio Amazonas, e tem como objetivo contribuir para a integração e o adestramento da Esquadra e das Forças Distritais, e o o desenvolvimento operacional para a defesa da região.
Comandado pelo Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, o Grupo-Tarefa (GT) terá por missão exercer o Controle de Área Marítima de uma área restrita, no entorno da Foz do Rio Amazonas. No período, o GT localizará, identificará e acompanhará os navios e embarcações transitando pela área, por meio de operações de esclarecimento, bem como coordenará o emprego conjunto dos meios da Esquadra e do Comando do 4º Distrito Naval.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO