Imagens internas do HMS Queen Elizabeth. O porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth (R08), atualmente se encontra na costa da Escócia, liderando o seu primeiro Carrier Strike Group (CSG 2021). Em tempos de internet, nesta quinta-feira (13/05), a tripulação usou as redes sociais oficiais da nau-capitânia, para divulgar imagens internas dos hangares da embarcação.
As imagens impressionam, pois mostram os caças F-35B Lightining II, os helicópteros Merlin e muitas caixas e materiais, armazenados no hangar inferior do HMS QE. O HMS Queen Elizabeth transporta 18 F-35B da Royal Navy e da US Navy, além de vários helicópteros Merlin.
A mensagem que ilustra as imagens diz: “Quando estamos ocupados, no topo [convés], estamos ocupados abaixo [hangares]. Os engenheiros mantêm nossos sistemas de armas primários em condições de uso e prontos para voar.”
Na costa da Escócia, o Carrier Strike Group participará do Exercício Multinacional Strike Warrior, que envolverá mais de 20 navios militares, três submarinos e 150 aeronaves de 11 nações. Este será um teste final para o CSG, antes de partir para a sua primeira implantação operacional no Mediterrâneo, Oceano Índico e Ásia-Pacífico.
O Exercício Strike Warrior terá duração de duas semanas, quando a força-tarefa será colocada à prova no noroeste da Escócia, contra navios do Grupo Marítimo Permanente da OTAN. O objetivo é comprovar a capacidade do CSG de operar em alta intensidade, contra adversários mais exigentes. Ao final das manobras, o Carrier Strike Group será certificado como pronto para implantação, momento em que o comando operacional passará do Vice-Almirante Jerry Kyd, Comandante da Frota da Royal Navy, para o Vice-Almirante Sir Ben Key,Chefe das Operações Conjuntas.
O Carrier Strike Group da Royal Navy, é a personificação do poder marítimo britânico. Como nau-capitânia, o HMS Queen Elizabeth é posicionado em um raio de proteção naval e aérea, com aeronaves, helicópteros, destróieres e submarinos. O Carrier Strike Group é o braço avançado da Grã-Bretanha, estendido no cenário global, capaz de apresentar o poder poderoso dissuasivo para eventuais adversários.
@FFO