IMAGENS: Força Aérea Argentina celebra 109 anos. Em 11 de agosto, foi realizada na Base Aérea Militar de Morón, Província de Buenos Aires, a cerimônia em comemoração aos 109 anos da Força Aérea Argentina.
O evento foi presidido pelo Ministro da Defesa, Licenciado Jorge Taiana; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Major General Juan Martín Paleo e pelo Chefe do Estado-Maior General da Força Aérea Argentina, Brigadeiro-Major Xavier Julián Isaac, acompanhados pelos Chefes do Exército Argentino e da Armada Argentina, demais autoridades militares, veteranos de guerra das Malvinas e convidados especiais.
Em seu discurso, o chefe da FAA disse que “Hoje é um dia muito importante para nós, nos reunimos aqui mais uma vez para comemorar o Dia da Aeronáutica Argentina, nosso dia, uma data que evoca a criação da primeira Aviação Militar Escola no histórico campo de El Palomar, berço da aviação militar argentina, hoje I Brigada Aérea.”
“Com a chegada do primeiro Gloster Meteor, em 1950, entramos na era dos aviões a jato e fomos a primeira Força Aérea Sul-americana a ter uma aviação de combate com aviões a jato. Começamos a melhorar os processos, a nos profissionalizarmos nas técnicas e na formação”, disse o Oficial.
“Um dia de maio de 1982 a Pátria nos chamou e fizemos nosso Batismo de Fogo (…) plantamos batalha e lutou até o último dia ao poder invasor. No dia 30 de maio do mesmo ano, provavelmente na missão mais ousada e complexa da aviação militar moderna, fomos ao coração da frota e atacamos o porta-aviões Invincible”, disse o chefe da FAA.
“… hoje estamos no processo de inspecionar o primeiro MI-17, aspirando ter toda a frota em serviço até o final de 2022… Continuamos com a modernização do C-130 Hercules na FAdeA e incorporamos um Boeing 737 e fomos além do país. Já fomos a Chipre e levamos os primeiros Capacetes Azuis, tarefa que continuaremos a cumprir, e que não fazíamos desde 2005, quando desprogramamos o último Boeing 707” , explicou o Major Brigadeiro.
“Com a chegada iminente mas esperada do B200 (Beechcraft TC-12B Huron), poderemos explorar novamente aquela característica do poder aeroespacial, que é a mobilidade, e imaginamos nossos aviões transportando pessoal e material através das unidades e centros de manutenção para recuperar e acelerar o ciclo logístico, tão importante para a nossa recuperação. Estamos incorporando um SAAB 340 para ser atribuído ao LADE e fortalecer a frota e ter mais frequências…”, disse o Brigadeiro Isaac.
Por fim, veio o desfile aéreo, no qual os diversos Sistemas de Armas que compõem a FAA cruzaram o céu de Morón, na seguinte sequência: Esquadrão Histórico B-45 Mentor; Fokker F-28 da I Brigada Aérea El Palomar, escoltado pelos IA-63 Pampa III do Flight Test Center; Uma esquadrilha com Seis IA-63 Pampa II da IV Brigada Aérea e IA-63 Pampa III da VI Brigada Aérea Tandil; Dois C-130 Hércules da Primeira Brigada Aérea de El Palomar; Learjet 35A da II Brigada Aérea de Entre Ríos; Dois SAAB-340B da IX Brigada Aérea de Comodoro Rivadávia; Quatro Beechcraft T-6C Texan II e três Grob G-120 da Escola de Aviação Militar; Oito EMB-312 Tucano da III Brigada Aérea Reconquista que cumprem a função de vigilância e controle de Fronteira; Uma esquadrilha mista com dois PA-28 Dakota e do PA-34 Sêneca; Dois DHC-6 Twin Otter; Três Tecnam P202 Sierra da Escola de Aviação Militar; e em seguida passaram os helicópteros Bell 212 e Bell 412 EP e do Hughes 500 da VII Brigada Aérea Moreno e SA 315 Lama da IV Brigada Aérea de Mendoza.
O C-130 Hercules passa mais uma vez, desta vez acompanhado de dois A-4AR Fightinghawk na ala, simulando reabastecimento em voo. Finalmente, encerrando o desfile aéreo, a passagem do recém-incorporado Boeing 737NG “Islas Malvinas”, seguido pelo Esquadrão Histórico Mentor.
Foto: FAA