IMAGENS: F-35A da Noruega realizam inédita operação “rodopista”. Dois caças F-35A Lightning II da Força Aérea Real Norueguesa (RoNAF) recentemente pousaram em uma rodovia de Tervo, na Finlândia. Esta missão marcou a primeira vez que esta versão dos caças de quinta geração fabricados pela Lockheed Martin realizaram uma operação do tipo “rodopista” (pouso em rodovias).
Os F-35 noruegueses pousaram na estrada de Tervo na tarde de 21/09, e fez parte do treinamento anual BAANA, em conjunto com caças F/A-18 da Força Aérea da Finlândia (FAF) e Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF). Após o pouso, os jatos foram reabastecidos com os motores ligados – o chamado “reabastecimento hotpit” – e minutos depois já estavam no ar novamente para realizar novas missões.
“Com a entrada da Finlândia na OTAN e a adesão iminente da Suécia, os países nórdicos têm uma responsabilidade particular no desenvolvimento e coordenação da dissuasão nas regiões mais ao norte da Aliança”, afirmou o Ministro da Defesa norueguês, Bjørn Arild Gram.
Stop, hotref and go! Tervon maantietukikohtaan #Baana23-harjoituksessa laskeutuneet F-35-hävittäjät kuumatankattiin, eli koneet saivat polttoainetäydennystä moottoreiden ollessa käynnissä.#ilmavoimat #f35 @Luftforsvaret pic.twitter.com/MCZ1URCJfK
— Ilmavoimat (@FinnishAirForce) September 21, 2023
Esta foi a primeira operação em rodovias dos F-35A (versão de pouso e decolagem convencionais), utilizada pela RoNAF e muitas outras Forças Aéreas. No passado, a Marinha dos Estados Unidos realizou operações em estradas com seus F-35B, uma versão com capacidade para decolagens curtas e pousos verticais (STOVL).
Tänään #Baana23-harjoituksessa Norjan🇳🇴 ilmavoimien F-35-monitoimihävittäjä laskeutui Tervon maantietukikohtaan. Tämä on tiettävästi ensimmäinen kerta, kun #F35A nähdään maantietukikohdassa.#ilmavoimat @Luftforsvaret pic.twitter.com/MHK42vorc8
— Ilmavoimat (@FinnishAirForce) September 21, 2023
“Este é um marco, não só para a Força Aérea Norueguesa, mas também para os países nórdicos e para a OTAN. Isso demonstra nossa capacidade de executar um conceito de dispersão. Os aviões de combate são vulneráveis no terreno, e a possibilidade de utilizar pequenos aeródromos – e agora auto-estradas – aumenta a nossa capacidade de sobrevivência na guerra”, disse o Major-General Rolf Folland, Comandante da Força Aérea Real Norueguesa.
A região do Ártico tem um interesse estratégico significativo, especialmente pelas rotas marítimas, acessos a recursos, conservação do clima e disputas territoriais. Por esses motivos, o Extremo Norte tem uma prioridade importante para a OTAN, que está ampliando a sua presença e vigilância.
“Com as a operação na base rodoviária de Tervo, foram checadas as capacidades do F-35A para operar no método de combate disperso da Força Aérea Finlandesa”, disse o Major General Juha-Pekka Keränen, Comandante da Força Aérea Finlandesa.
De acordo com uma nota do Comando Aéreo Aliado da OTAN, até o verão deste ano as nações que operam com o F-35 acumularam mais de 650 mil horas de voo. Com suas capacidades de operar a partir de muitos locais, os aliados que utilizam os F-35 estão testando e praticando soluções comuns, incluindo procedimentos de Emprego em Combate Ágil e Interoperações entre Aeronaves, como neste caso entre as Forças Aéreas Finlandesa e Norueguesa.
@FFO