IMAGENS – Exercício Multinacional Iniochos 2021. O exercício multinacional “Iniochos” é realizado anualmente pela Força Aérea Helênica (HAF) na Base Aérea de Andravida (IATA: PYR / ICAO: LGAD). O exercício tem duração de 15 dias, com as operações aéreas realizadas em sua maior parte no Espaço Aéreo Controlado (FIR) Atenas.
A primeira edição do Iniochos aconteceu em 1988 e envolveu apenas unidades da Força Aérea Helênica. Em abril de 2015 o exercício passou para o formato INVITEX (Exercício de Convite), com a participação de forças aéreas estrangeiras convidadas. Na primeira edição, participaram a Força Aérea Israelense (IAF) e uma unidade das Forças Especiais do Comando da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (SOF USAFE).
O objetivo do Exercício Iniochos é expor os participantes a um cenário de combate moderno, realístico e dinâmico, com um ritmo intensivo de surtidas, testando a resistência física e psicológica dos combatentes. Entre as missões da Iniochos estão Operações de Defesa Aérea (ADO), Operações Aéreas de Contra-Ofensiva (OCA), ataque à superfície (terrestre e marítimo), ataques a Alvos Sensíveis ao Tempo (TST), Ataque de Ativos Aerotransportados de Alto Valor (HVAA), Apoio Aéreo Aproximado (CAS), interdição aérea, busca e resgate em combate (CSAR), missões de reconhecimento (RECCE), entre outras.
A edição Iniochos 2021 ocorreu entre 05 e 23 de abril, e contou com a participação de mais de 120 aeronaves, entre elas 94 caças. A Guarda Nacional do Chipre participou com um helicóptero Leonardo AW139. Cinco países enviaram observadores: Áustria, Egito, Jordânia, Romênia e Eslovênia. As unidades de caças foram:
No dia 18 de abril, a organização do Exercício realizou um “Elephant Walk” sobre a pista de Andravida AFB, envolvendo 33 caças de cinco países, liderados por um F-16V do Esquadrão 336 “Olymbos” da HAF. No último dia do Exercício, o Comandante do 3sq da UAE voou à bordo de um F-16I Sufa israelense, fato inédito na história.
@FFO