IMAGENS: exercício conjunto RAF e FAP. A Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Royal Air Force (RAF) realizaram nos dias 26 e 27 de abril, um exercício conjunto na Base Aérea N.º 5, em Monte Real, Portugal. Participaram das manobras oito caças F-16M portugueses e dois caças EuroFighter Typhoon britânicos.
Os Typhoons da RAF são do 9th Bomber (B) Squadron, baseados na RAF Lossiemouth, em Elgin, Escócia, enquanto os F-16M da FAP são dos Esquadrões 201 e 301, ambos sediados na Base Aérea de Monte Real. Durante as missões de combate aéreo defensivo, as aeronaves foram reabastecidas em voo por um Aibus A330MRTT Voyager da RAF Brize Norton.
Esta cooperação pretende potenciar a interoperabilidade e o treino de combate entre unidades aéreas da OTAN, permitindo aperfeiçoar táticas, técnicas e procedimentos. “Esta implantação proporcionou uma oportunidade de desenvolver treinamento e táticas com nossos parceiros da Otan e demonstra o forte vínculo e entendimento operacional entre as duas Forças Aéreas”, disse um piloto de Typhoon da RAF.
A integração de meios aéreos OTAN é também um dos objetivos operacionais da Base Aérea N.º 5, uma vez que permite a partilha de experiências e lições aprendidas, bem como a verificação do estado de prontidão das tripulações e aeronaves.
@FFO