IMAGENS – EUA e OTAN realizam mais uma Operação Allied Sky. Pela segunda vez, aeronaves B-52H Stratofortress da USAF participaram de uma missão de Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF – Bomber Task Force), realizando o sobrevoo das 30 nações aliadas da OTAN em um único dia.
Em 31 de maio, bombardeiros B-52H Stratofortress da USAF, baseadas em território americano e na Europa, voaram em conjunto com aeronaves de mais de 20 forças armadas da OTAN sobre a Europa e América do Norte. A chamada de Operação Allied Sky, tem como objetivo demonstrar o compromisso comum entre os aliados da OTAN, e aumentar a prontidão operacional, oferecendo oportunidades de treinamentos conjuntos e de interoperabilidade entre as tripulações participantes.
Realizada desde 2018, a edição deste ano da Allied Sky é a mais recente iteração de missões BTF no teatro de operações europeu, e envolveu cerca de 200 surtidas coordenadas entre os aliados.
Segundo a USAF, os bombardeiros estratégicos contribuem para a estabilidade em todo o mundo, pois têm como objetivo deter conflitos, em vez de instigá-lo. Quando solicitadas, essas aeronaves oferecem capacidade de resposta rápida a qualquer momento e em qualquer teatro.
A Operação Allied Sky 2021 foi conduzida em duas partes. Na América do Norte, um B-52H baseado nos Estados Unidos realizou a missão sobre o território americano e do Canadá. Além dele, pelo menos uma aeronave E-6B da US Navy participou da Operação, sendo escoltada por caças CF-18 da Royal Canadian Air Force (RCAF).
Na Europa, um B-52 Stratofortress implantado na Base Aérea de Morón, Espanha, sobrevoou todas as nações da OTAN no continente. Durante a missão, o bombardeiro da USAF foi escoltados por caças das diversas forças aéreas dos países sobrevoados. Para cumprir a missão, o B-52H foi reabastecido em voo por um KC-135 Stratotanker da 100th Air Refueling Wing (100th ARW), baseado na RAF Mildenhall, Inglaterra. A 100th ARW é a única unidade permanente de reabastecimento aéreo da USAF na Europa, e tem por objetivo ampliar o alcance das aeronaves americanas e da OTAN na Europa.
“As missões de bombardeiros demonstram a credibilidade de nossas forças para lidar com o atual ambiente de segurança global, que é mais diverso e incerto do que em qualquer outro momento de nossa história. A missão de hoje é uma demonstração impressionante da superioridade aérea da OTAN e, juntos, não há desafio que não possamos enfrentar”, disse o General Jeff Harrigian, do Comandante do Comando Aéreo Aliado da OTAN e USAF na Europa e África.
Os países da OTAN que participaram da missão foram: Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha , Turquia e Reino Unido
As missões BTF demonstram o compromisso dos EUA com a defesa da OTAN e contribuem para a estabilidade no teatro europeu. A nossa capacidade de responder rapidamente e assegurar aliados e parceiros baseia-se no facto de estarmos aqui, na Europa, à frente e prontos.
@FFO