Imagens: encontro aéreo entre um drone russo e um Yak-52 ucraniano. Imagens do recente encontro aéreo de um drone de reconhecimento russo “Zala”, com um monomotor de treinamento ucraniano Yakolev 52, chamaram a atenção nas redes sociais. A informação é que os ucranianos estariam tentando neutralizar o drone russo.
As imagens teriam sido capturadas na semana passada na região de fronteira entre Odessa e Nikolaev. Nesta área, a Força Aérea Ucraniana (UAF) está empregando seus treinadores Yak-52 em missões de interceptação de drones russos, que estão voando cada vez mais para o interior do território ucraniano.
Por outro lado, as operações dos drones Zala tem obtido sucesso na região, especialmente com a utilização de munições de vadiagem do tipo Lancet. Os operadores dos UAVs de reconhecimento Zala são capazes de maximizar a versatilidade desses drones, realizando missões de combate a qualquer hora do dia.
Não foi o primeiro encontro deste tipo nessa região. Conforme noticiamos, em 27 de abril deste ano, os tripulantes de um Yak-52 da UAF abateram um drone russo Orlan-10 sobre a cidade de Odessa. Não ficou claro como os militares efetuaram a missão, uma vez que o seu avião não é armado. Especialistas sugerem que o tripulante sentado no assento traseiro poderia ter usado uma pistola automática para neutralizar o drone.
Projetado pelo Yakovlev Design Bureau nos anos 1970, o robusto monomotor Yakovlev Yak-52 é uma aeronave de treinamento primário da era soviética amplamente utilizada para formação de pilotos militares. Seu primeiro voo aconteceu em 1976 e sua produção foi encerrada em 1998.
Equipado com um motor radial Vedeneyev M-14P potente o suficiente para a realização de manobras acrobáticas, o que tornou o Yak-52 muito popular também entre usuários civis desta modalidade. A aeronave possui dois assentos tandem para dois tripulantes, podendo ser um aluno (dianteira) e um instrutor (traseira).
Além de sua função primária de treinamento, o Yak-52 também é usado para missões leves de ataque ao solo, para as quais algumas versões foram equipadas com pontos rígidos sob as asas que podem receber pods com metralhadoras ou foguetes não guiados. Sua baixa velocidade de estol (em torno de 120 km/h) o torna perfeito para a missão SMI (Slow Movers Intercept), como a que foi realizada contra o drone.
@FFO