Em 27 de novembro, foi encerrado o Exercício Operacional (EXOP) Tínia 2020, realizado desde o dia 05 de novembro, nas Alas 3 – Base Aérea de Canoas, e Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul.
A reunião de encerramento do EXOP Tínia 2020 contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo (COMPREP), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, e do Chefe da 6ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges.
Estiveram envolvidos no Exercício mais de 35 aeronaves, que acumularam aproximadamente 1.100 horas de voos em centenas de missões. Cerca de 400 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos de diversas unidades de todo o País, participaram do EXOP Tínia. O Comando de Preparo (COMPREP), esteve à frente da organização de todas atividades operacionais, que estão sendo adequadas ao perfil comumente encontrado nos exercícios internacionais.
“O saldo do EXOP é extremamente positivo. Todo o planejamento foi executado conforme previsto e isso representa um grande ganho nessas condições de treinamento complexas que foram proporcionadas às nossas tripulações”, ressaltou o Comandante da Ala 3 e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.
Durante os 22 dias de Exercício, foram relizadas os mais diversos tipos de missões, desde escolta, reconhecimento aéreo, controle e alerta aerotransportado, ataque, varredura, reabastecimento em voo, posto de comunicação aerotransportado, defesa aérea, defesa antiaérea e transporte aéreo logístico. Os voos foram realizados em espaço aéreo reservado, localizados ao Sul do estado gaúcho, entre as duas cidades que sediaram o Exercício.
Para garantir a segurança dos participantes e da população local, foi elaborado um plano de biossegurança com base nos protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde para o enfrentamento à COVID-19.
Mais imagens da Tínia 2020
@CAS/FFO