• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

IMAGENS: encerramento do EXOP Tínia 2020

1 de dezembro de 2020
Linha de voo com os Northrop F-5M de três esquadrões de caça da FAB (Foto: Antônio Ricieri Biasus).

Em 27 de novembro, foi encerrado o Exercício Operacional (EXOP) Tínia 2020, realizado desde o dia 05 de novembro, nas Alas 3 – Base Aérea de Canoas, e Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul.

Elemento de A-1M do Esquadrão Poker, em missão de reconhecimento, durante o EXOP Tínia 2020 (Foto: FAB)

A reunião de encerramento do EXOP Tínia 2020 contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo (COMPREP), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, e do Chefe da 6ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges.

Barão 61, KC-130M do 1º/1º GT, retornando de mais uma missão REVO, durante a Tínia 2020 (Foto: Antônio Ricieri Biasus).

Estiveram envolvidos no Exercício mais de 35 aeronaves, que acumularam aproximadamente 1.100 horas de voos em centenas de missões. Cerca de 400 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos de diversas unidades de todo o País, participaram do EXOP Tínia. O Comando de Preparo (COMPREP), esteve à frente da organização de todas atividades operacionais, que estão sendo adequadas ao perfil comumente encontrado nos exercícios internacionais.

Operações de Controle de Tráfego Aéreo e Defesa Aérea foram partes integrantes do EXOP Tínia 2020 (Fotos: FAB).
Todos os Esquadrões do Terceiro Grupo de Aviação, estiveram participando do EXOP Tínia 2020 com os seus A-29 (Foto: FAB).

“O saldo do EXOP é extremamente positivo. Todo o planejamento foi executado conforme previsto e isso representa um grande ganho nessas condições de treinamento complexas que foram proporcionadas às nossas tripulações”, ressaltou o Comandante da Ala 3 e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani.

Comandante da Ala 3 e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani (Foto: FAB).
O EXOP Tínia 2020, marcou a última operação do R-35A na FAB, antes da sua desativação em definitivo (Foto: Leandro Casella).

Durante os 22 dias de Exercício, foram relizadas os mais diversos tipos de missões, desde escolta, reconhecimento aéreo, controle e alerta aerotransportado, ataque, varredura, reabastecimento em voo, posto de comunicação aerotransportado, defesa aérea, defesa antiaérea e transporte aéreo logístico. Os voos foram realizados em espaço aéreo reservado, localizados ao Sul do estado gaúcho, entre as duas cidades que sediaram o Exercício.

Os E-99 do Esquadrão Guardião realizaram missões diárias na Tínia 2020 (Foto: FAB).

Para garantir a segurança dos participantes e da população local, foi elaborado um plano de biossegurança com base nos protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde para o enfrentamento à COVID-19.

Vídeo sobre o EXOP Tínia 2020

Mais imagens da Tínia 2020

@CAS/FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login