IMAGENS: E-8C JSTARS levado para o Museu de Aviação na Geórgia. A USAF enviou um Boeing E-8C Joint STARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System) para o Museu de Aviação, localizado nos arredores da Base Aérea de Robins, na Geórgia. Retirado de serviço em maio deste ano, o jato agora fará parte do acervo do Museum of Aviation.
A aeronave, matrícula USAF 00-2000, nome de batismo “The Watchman”, foi parcialmente desmontada para que pudesse realizar sua última viajem de aproximadamente seis quilômetros, entre a Base Aérea de Robins e o Museu de Aviação local. A movimentação ocorreu em 16 de julho.
Nota RFA: Fabricado como um Boeing 707- 396C civil em 1969, o “The Watchman” foi originalmente entregue para a companhia aérea Wardair Canadá (matrícula CF-ZYP, posterior C-FZYP). Em 1978 foi vendido para a empresa Montana Áustria (OE-IDA). Três anos depois foi apreendido pelo Departamento de Justiça dos EUA por envolvimento no transporte de drogas. Armazenado na Base Aérea de Davis Monthan, em 1985 ele foi repassado para a frota da USAF, onde foi designado como C-137C e matriculado 85-6973. Finalmente, em 2000 ele foi convertido como plataforma E-8C Joint STARS e rematriculado 00-2000.
Militares das 116ª e 461ª Alas de Controle Aéreo da Guarda Aérea Nacional da Geórgia, funcionários do Departamento de Transportes da Geórgia e do Gabinete do Xerife do Condado de Houston, realizaram o cortejo do E-8C #2000 pela Georgia State Highway 247.
A USAF está em meio ao processo de desativação da sua envelhecida frota de JSTARS, que será substituída por novas estruturas de Comando e Controle de Combate. Com isso, as aeronaves E-8C, que eram todas reunidas em três Esquadrões da Base Aérea de Robins, estão sendo aposentadas.
Conforme noticiamos anteriormente, o primeiro E-8C foi aposentado em fevereiro de 2022, e a intenção da USAF é que todos os 16 quadrijatos JSTARS estejam aposentados até o final do ano fiscal de 2024.
As células dos Boeing E-8C Joint STARS têm em média 40 anos de idade, e está cada vez mais difícil e caro mantê-los operacionais. Sua principal missão era fornecer aos comandantes do teatro de operações informações que iriam apoiá-los nas tomadas de decisões no campo de batalha. As informações obtidas pelos sensores embarcados nos E-8C eram retransmitidas em tempo real para as estações terrestres de C4I (Command, Control, Communications, Computers and Intelligence).
As missões realizadas pelos JSTARS serão assumidas por novas aeronaves E-11A Battlefield Airborne Communication Node (BACN), que irão atuar em um sistema conjunto com outras novas Unidades de Controle de Gerenciamento de Batalha, Spectrum Warfare e Advanced Battle Management System, todas sediadas na Base Aérea de Robins.
@FFO