Imagens dos primeiros helicópteros de ataque Turkish Aerospace Industries (TAI) T129 ATAK da Força Aérea das das Filipinas (PhAF) surgiram nas redes sociais no país asiático. Estão na Turquia militares da 15ª Ala de Ataque da PhAF e membros do Ministério da Defesa, para receber o primeiro lote com duas aeronaves, e que será entregue ainda neste mês.
As imagens mostram, supostamente, os representantes filipinos junto aos T129K ostentando marcas da PhAF. Infelizmente não foi possível identificar as matrículas dos helicópteros.
Em julho do ano passado, o governo da Indonésia assinou um contrato com a TAI no valor aproximado de US$ 270 milhões para a aquisição de seis T129B ATAK. Eles serão usados para aprimorar a frota da combate da PhAF, que atualmente utiliza helicópteros de ataque leve MD520MG e AW109E Power nas funções de contra-insurgência e apoio terrestre.
Em 18 de maio, noticiamos que o Departamento de Estado dos EUA aprovou a exportação dos motores LHTEC CTS800-4A, produzidos em território norte-americano, e que equipam os T129B. Os motores LHTEC são desenvolvidos através de uma parceria entre a americana Honeywell e a britânica Rolls Royce.
Baseado na plataforma Agusta A129 Mangusta, o helicóptero bimotor de ataque TAI T129 ATAK, equipado com assentos em tandem, pode operar em quaisquer condições meteorológicas, sendo projetado para missões avançadas de ataque e reconhecimento, em terrenos acidentados, e regiões quentes e elevadas.
@FFO