Imagens do Z-21 o mais novo helicóptero de ataque da China. Recentemente se espalharam pelas redes sociais as primeiras imagens do Z-21, que seria o mais novo helicóptero de ataque da China. As imagens – de baixa qualidade – causaram surpresa na comunidade internacional, que busca desvendar mais detalhes e características desta nova aeronave do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA).
As fotografias surgiram nesta semana na rede social chinesa Weibo, e inicialmente chamaram a atenção pela semelhança externa do Z-21 com o Harbin Z-10, atual helicóptero de ataque padrão do PLA, bem como com o norte-americano AH-64 Apache.
Apesar do Z-21 ter maior porte, ele mantém muitas semelhanças com o Z-10, especialmente na parte frontal da fuselagem e nas asas com cabides externos para armamentos. Especialistas chamam a atenção que o desenho da cauda e do seu rotor tem semelhanças com o Z-20, outro helicóptero militar chinês que é muito similar ao UH-60 Blackhawk. Os trens de pouso do Z-21 aparentemente são fixos.
Os cabides das asas tem seis hardpoints que poderiam acomodar armamentos (foguetes e mísseis), e até mesmo tanques combustível auxiliares. A foto mostra que o Z-21 tem um canhão instalado sob a fuselagem e, assim como no Z-10, os escapamentos do motor estão voltados para cima para reduzir a exposição contra ataques de mísseis inimigos orientados pelo calor.
Embora o estágio de desenvolvimento do Z-21 não seja conhecido, as fotos mostram que ele aparentemente tem tubos de pitot e outros sensores instalados no nariz, indicando que a aeronave possivelmente seria um protótipo em fase de testes.
@FFO