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Imagens do primeiro F-35A com a camuflagem e marcas da Dinamarca

2 de março de 2021
Primeiro F-35A com a camuflagem da Dinamarca (L-001) sendo rebocado na área industrial da Lockheed Martin (Foto: Flyvevåbnet).

Em 28 de fevereiro, surgiram as imagens da primeira aeronave de combate multifuncional Lockheed Martin F-35A Lightning II, com a camuflagem e as marcas da Flyvevåbnet, ou Real Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF – Royal Danish Air Force). Nos próximos dias deverá acontecer o primeiro voo da aeronave nas cores do quinto usuário europeu.

A aeronave, matrícula L-001 (c/n AP-01), faz parte do  8º lote de produção inicial, e está programada para ser transferida em abril deste ano, para o 308th Fighting Squadron “Emerald Knights” da USAF, Base Aérea de Luke, Arizona. Esta unidade é a responsável pelo treinamento de pilotos e técnicos americanos e estrangeiros de Lightning II. Atualmente, os dinamarqueses estão treinando em aeronaves do 308th FS, sendo que o primeiro piloto da Flyvevåbnet realizou um voo solo em 14 de janeiro deste ano. De acordo com o planejamento, quatro Lighting II da RDAF deverão ser transferidos temporariamente para Luke AFB, onde serão usados para treinamento dos militares dinamarqueses.

Imagens do Lockheed Martin F-35A da Dinamarca (Foto: Flyvevåbnet).

Em 2017 a Flyvevåbnet encomendou 27 F-35A Lightning II para substituir os F-16AM/BM Fighting Falcon, que deverão ser desativados a partir de 2026. As novas aeronaves serão sediadas na Base Aérea de Skrydstrup, que atualmente passa por obras de modernização e adequação para receber os jatos que chegarão a partir de 2023. A previsão é que a prontidão operacional total seja anunciada em 2027.

Desde 1997 o Governo Dinamarquês participa do desenvolvimento do Joint Strike Fighter (JSF), o que garantiu o envolvimento da indústria aeronáutica nacional no programa F-35 Lightining II, que fornece componentes para todas as aeronaves produzidas.

A Dinamarca será o quinto país europeu a operar os F-35, junto com a Grã-Bretanha, Noruega, Holanda e Itália, sendo que as aeronaves dos dois últimos países estão em processo final de montagem na fábrica de Cameri, Itália.

@FFO

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