Imagens do primeiro C-12B Huron da FAA nos Estados Unidos. A Força Aérea Argentina (FAA) deverá receber nos próximo dias, o primeiro dos dez Beechcraft C-12B Huron, adquiridos da frota desativada pela US Navy. A aeronave está em fase final de revisão nos Estados Unidos.
Imagens atribuídas ao Ministério da Defesa argentino foram divulgadas nas redes sociais, e mostram o UC-12B (c/n BJ-59, ex. US Navy, BuNo 161511), com a matrícula civil norte-americana N47511, e com a futura matrícula argentina TC-117. O bimotor deverá ser recebido com uma pintura executiva, e assim que chegar na Argentina, será enviado para o Parque de Manutenção de Rio IV, onde receberá a camuflagem padrão da FAA.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA em 23 de abril, o Ministério da Defesa da Argentina (MD) negociou com o governo americano, a aquisição de dez aeronaves turboélices Beechcraft C-12B Huron, no valor de US$ 16.6 milhões. A transferência será é realizada através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) mantido pelos Estados Unidos.
A incorporação dos C-12B Huron ampliará a capacidade de transporte logístico de curto alcance da das Brigadas Aéreas II (Paraná), III (Reconquista), V (Villa Reynolds) e VI (Tandil), da Escola de Aviação Militar (Córdoba) e da Base Aérea Militar de Morón.
O C-12B é a versão militar do Beechcraft Super King Air, turboélice bimotor civil, com capacidade para dois tripulantes e 13 passageiros, alcance de 2.700 quilômetros e velocidade média de 330 nós (535 km/h). Essas aeronaves são utilizadas para várias funções, incluindo apoio logístico, evacuação médica, bem como transporte de passageiros e carga leve. A variante UC-12B é a versão naval utilizada pela US Navy e pelos Fuzileiros Navais, e conta com uma porta de carga adicional.
@FFO