Imagens de helicópteros russos danificados em ataque ucraniano. Canais de mídia social da Rússia divulgaram imagens que supostamente mostram as consequências de um ataque com o sistema leve de lançamentos múltiplos de foguetes (HIMARS) fornecido pelos EUA à Ucrânia, contra helicópteros militares russos estacionados na região de Belgorod.
A filmagem, publicada alguns dias após o ataque realizado em 24/03, revelou danos visíveis em pelo menos dois helicópteros — um Mi-28NM e um Mi-8AMTSh — das Forças Aeroespaciais Russas.
De acordo com a análise de imagens de código aberto, o helicóptero de transporte e assalto Mi-8AMTSh sofreu os danos mais severos. Um míssil parece ter detonado diretamente abaixo da aeronave causando um forte impacto estrutural. O Mi-28NM, uma variante de ataque atualizada do projeto da era soviética, apresentando danos externos.
Os danos teriam sido causados pela variante M30A2 do Guided Multiple Launch Rocket System (GMLRS), que carrega uma ogiva com esferas de aço de tungstênio, otimizadas para penetrar em equipamentos com blindagem leve.
O Ministério da Defesa Russo não emitiu uma declaração oficial sobre o ataque nem reconheceu os danos. Não há relatos confirmados de vítimas.
A região de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, se tornou alvo frequente de ataques e atividades de sabotagem de guerra. Enquanto a Rússia reforçou a área com sistemas de defesa aérea adicionais, a capacidade das forças ucranianas de atacar campos de aviação e centros de logística de retaguarda com HIMARS continua a desafiar os esforços de proteção da força russa.
Até agora, não houve nenhuma verificação independente do status operacional dos helicópteros danificados. A extensão dos danos sugere que pelo menos uma fuselagem pode estar além do reparo em campo.
Fonte: Defence Blog
@FFO