Imagens da conversão dos Boeing E-7A Wedgetails da RAF. O Comandante Adjunto da Royal Air Force (RAF), Air Marshal Andrew Turner, divulgou nas suas redes sociais imagens dos dois primeiros Boeing E-7A Wedgetail em pleno processo de conversão nas instalações da STS Aviation Services, em Birmingham, Reino Unido.
“Estou muito satisfeito em ver os nossos dois primeiros Wedgetails chegarem juntos. As grandes equipes da STS Aviation e da Boeing Defense nos fornecerão a liderança mundial na capacidade Comando e Controle Aéreo”, escreveu o Air Marshal Turner na sua postagem.
Os Boeing E-7 Wedgetail (AEW&C) da RAF estão em processo de conversão desde o início do ano, conforme publicamos aqui. Os trabalhos iniciaram após a Autoridade de Aviação Militar do Reino Unido (MAA – Military Aviation Authority) aprovarem a Boeing e STS Aviation Services para modificar a primeira aeronave, que deverá ser entregue em meados de 2023.
O primeiro Wedgetail britânico será convertido a partir de uma fuselagem usada de um Boeing 737-73W BBJ civil, fabricada em 2012 e entregue para a companhia charter chinesa Deer Jet.
Em março de 2019 o Ministério da Defesa do Reino Unido assinou um contrato com a Boeing no valor de £1,5 bilhão (US $ 1,8 bilhão), para a aquisição de cinco E-7A Wedgetail AEW, com objetivo de substituir a sua frota de antigos E-3D Sentry do Esquadrão Nº 8 da RAF Waddington, Lincolnshire. Porém, em março deste ano, o MoD informou que irá reduzir para três E-7A, face a cortes em alguns programas de defesa. Os novos E-7A Wedgetail serão baseados na RAF Lossiemouth, em Moray, Escócia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO