IMAGENS: começou no Chile o Exercício Multinacional SALITRE 2022. Começou o Exercício Aéreo Multinacional Combinado SALITRE 2022, organizado pela Força Aérea do Chile (FACH) entre os dias 10 e 21 de outubro nas bases aéreas de Cerro Moreno, em Antofagasta, e Los Cóndores, em Iquique, ambas no norte do Chile.
Trata-se de um dos maiores e mais importantes exercícios militares da América do Sul, que nesta edição conta com a participação de aeronaves e militares das Forças Aéreas da Argentina, Brasil e Chile, uma célula da Força Espacial dos Estados Unidos e observadores do Canadá, Peru, México e Uruguai.
Em seu briefing inicial de boas vindas aos participantes, o General de Aviação Leonardo Romanini Gutiérrez, destacou: “Estamos iniciando a quarta versão do Salitre, organizado pela Força Aérea do Chile e desenvolvido graças à presença e apoio das Forças Aéreas dos países participantes, pelo que agradeço a todos vocês pelo esforço de estarem presentes na Base Aérea de Cerro Moreno”.
Por sua vez, o Chefe da Delegação da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Coronel Davi de Abreu, disse: “Para a Força Aérea Brasileira é uma grande oportunidade de treinamento e troca de idéias, bem como uma oportunidade de aprimorar de nossa equipe. Fomos muito bem recebidos e a organização é magnífica”.
#Salitre2022 Aeronaves A-36 #FACh, A-4 y IA-63 Pampa III de @FuerzaAerea_Arg volaron juntas con el propósito de ajustar procedimientos normales en las zonas de vuelo, iniciando las operaciones en el ejercicio con misiones familiarización. pic.twitter.com/AFu7X0fy0K
— Fuerza Aérea de Chile (@FACh_Chile) October 11, 2022
Por fim, o Chefe da Delegação da Força Aérea Argentina (FAA), Comodoro Aníbal Leiva, disse: “Esta série de exercícios multinacionais é muito importante para nós. É realmente uma oportunidade que temos de entrar em uma esfera de cooperação e estar preparados para uma catástrofe humanitária ou a necessidade de formar uma coalizão em defesa dos direitos de qualquer país que o exija”.
#Salitre2022
— Fuerza Aérea de Chile (@FACh_Chile) October 11, 2022
Hoy se iniciaron las operaciones en el ejercicio, donde las primeras misiones cumplidas fueron de familiarización. En ellas, aeronaves F-16 #FACh y F-5 de @fab_oficial volaron en conjunto con el propósito de ajustar procedimientos normales de la zona. pic.twitter.com/h4wFOyny0k
Sob a doutrina da OTAN, o SALITRE 2022 tem por objetivo ampliar a interoperabilidade entre as Forças Aéreas participantes, especialmente com a troca de experiências e conhecimentos na condução e execução de operações aéreas combinadas em um cenário de baixa intensidade.
Participam do SALITRE 2022 os seguintes meios aéreos:
03 IA-63 Pampa III
03 A-4AR Fightinghawk
Aeronaves de apoio: C-130H e Boeing 737-700
06 F-5EM
01 KC-390
Aeronave de apoio: Airbus C-30
F-16C/D Block 50, F-16A/B MLU
F-5E/F Tigre III
A-29 Super Tucano
A- 36 Toqui
C-130H/KC-130R Hércules
KC-135E Stratotanker
E-3D Sentry
Helicópteros MH-60M Black Hawk e Bell 412EP
Esta quarta edição do SALITRE contará com a inédita participação de um componente da Força Espacial dos Estados Unidos (USSF) e da Diretoria Espacial da Força Aérea do Chile, que fornecerá suporte para com importantes informações para os meios aéreos e terrestres envolvidos nos exercícios combinados. Além disso, participam também destacamentos das Forças Especiais do Chile e dos Estados Unidos, compostas pelos Comandos de Aviação da FACh e pelo Joint Terminal Attack Controller (JTAC) da USAF.
@FFO