IMAGENS: caças da AMI escoltam 787 da American Airlines com suspeita de bomba a bordo. Dois caças Typhoon da Aeronáutica Militare Italiana (AMI) foram acionados ontem (23), em alerta de defesa aérea para interceptar e acompanhar um Boeing 787 da American Airlines com suspeita de bomba a bordo.
O Boeing 787-9 da American Airlines, matrícula N840AN, realizava o longo voo AAL 292 de Nova York (JFK/KJFK) para Nova Déli (DEL/VIDP), na Índia, com duração média de 14 horas. O jato sobrevoava o Mar Cáspio, próximo ao Turcomenistão, quando seus pilotos receberam um aviso de bomba a bordo enviado pela central da empresa, que teria recebido um e-mail relatando o fato.
Coordenado pela companhia, o voo foi orientado a dar meia volta e alternar preventivamente o Aeroporto Internacional de Roma (FCO/LIRF), na Itália, em um voo de pouco mais de três horas. Ao ingressar no espaço aérea italiano, dois Eurofighter Typhoon da AMI acionados em Alerta de Reação rápida (QRA) interceptaram e acompanharam o AAL 292 até seu pouso, que ocorreu sem problemas.
Em solo, o B787 foi recebido pela polícia local que inspecionou todo o avião e seus 199 passageiros sem nada de suspeito ser localizado. A companhia informou que voo 292 continuará nesta segunda-feira (24) depois que a tripulação cumprir o descanso regulamentar obrigatório.
O comando da AMI divulgou imagens da missão dos seus pilotos de caça, bem como testemunhas em solo compartilharam inúmeras imagens do 787 escoltado pelos Typhoon nos céus italiano.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO